Mundo
Em Destaque

Hospitais na China enchem-se de doentes: Vídeos alarmam e levantam receios de novo surto viral

Imagens que mostram hospitais lotados na China circulam pelas redes sociais, levantando questões sobre a propagação de doenças respiratórias. 

Segundo fontes internacionais, como a Reuters e publicações indianas, o Metapneumovírus humano (HMPV) tem sido apontado como o principal responsável pelo aumento de internamentos, embora outros vírus como Covid-19, Gripe A e Mycoplasma pneumoniae também estejam em circulação.

Especialistas explicam que o HMPV provoca sintomas semelhantes aos de uma constipação comum. Apesar de a maioria dos casos ser ligeira, os grupos de risco, como crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida, enfrentam maiores probabilidades de complicações graves. O aumento de casos é atribuído às baixas temperaturas e ao regresso das interações sociais, que expõem as pessoas a agentes patogénicos após anos de confinamento devido à pandemia.

As autoridades chinesas, conscientes do cenário, estão a implementar medidas de monitorização, como um sistema-piloto para rastrear pneumonia de origem desconhecida, para preparar-se melhor para os meses de inverno. Esta iniciativa demonstra uma abordagem mais proativa relativamente às falhas registadas durante o início da pandemia de Covid-19.

Com o retorno das rotinas normais, muitos indivíduos entram em contacto com vírus respiratórios pela primeira vez, o que pode explicar a subida repentina nos números de internamentos. O HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório, sarampo e papeira, sendo transmissível mediante contacto físico, objetos partilhados, tosse ou espirros.

Embora os vídeos nas redes sociais aumentem os receios de uma nova crise de saúde pública, os especialistas apelam à calma, destacando que a maioria dos casos não é grave e as medidas preventivas, como o uso de máscaras e boa higiene, continuam eficazes.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

18 Comentários

  1. As pessoas foram avisadas. Mas preferiram insultar quem as alertou. Muitas eram pessoas altamente credenciadas para serem levadas a sério e acabaram por ser ridicularizadas. A maioria preferiu dar ouvidos à fraude. Um dos que se debateu, desde o início, foi Luc Montagnier prémio Nobel da medicina. Este senhor disse mesmo que seriam os não vacinados a salvar a humanidade. Foi este senhor, não só, houve mais,mas foi dos primeiros que me levou a pesquisar sobre o que se estava a passar. Não levei nem uma 💉💉💉💉nem sequer um “teste”. Esta tragédia de mortes ainda agora começou. Tudo se irá agravar. Acham que “eles” iam fazer as injecções para actuar todas da mesma maneira? Isso iria ser demasiado revelador. Estamos diante de autênticas armas de abate de população. 😪🥵😈👹

  2. Já tinha ouvido qq coisa acerca disso pensei que seria treta mas afinal não há fumo sem fogo 🔥

  3. É fake esses vídeos, tem sim gripes e problemas respiratórios mas não como estão a mostrar. Vi a noticia no Instagram

  4. Tudo para meter medo. Minha recomendação é procurar tomar vitaminas que ajudem a elevar o sistema imunitário. Agasalhem-se convenientemente. E tomar muita vitamina C.

  5. Que animal é que não ferveram desta vez??

    1. Carla Serrano Eduardo o animal que chamam homem.

  6. Lá vem a história para fechar as pessoas em casa, uma desculpa para o mau funcionamento do SNS, gerar mais pobreza e fazer novos ricos….

    1. Diário do Distrito fake news!!! Onde anda a ERC???