AtualidadeDistrito de SetúbalDistritos

Hospitais do distrito de Setúbal contemplados com novos equipamentos médicos

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou um investimento de 117 milhões de euros em novos equipamentos médicos pesados, que serão entregues a quase três dezenas de unidades hospitalares.

Os equipamentos são 18 ressonâncias magnéticas, 25 tomografias computorizadas, 13 angiógrafos, 8 câmaras gama e 11 aceleradores lineares, além de 6 robots cirúrgicos, anunciou esta terça-feira a direção-executiva do SNS.

Na informação enviada à Lusa o SNS destaca que estes robots cirúrgicos vão «permitir criar uma rede de robotização cirúrgica no país, com os cinco equipamentos já existentes e os dois em fase de aquisição» elevando para 13 o número de equipamentos com estas características na rede.

As unidades hospitalares beneficiarão do programa «já durante o ano de 2024, com o compromisso de apresentarem as respetivas candidaturas» e os 117 milhões de euros estão inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A verba divide-se por duas linhas de financiamento, o Programa de Modernização Tecnológica do SNS, que permitirá a instalação de 68 equipamentos médicos pesados nas unidades do SNS em todo o país, num valor de 100 milhões de euros.

Soma-se a aquisição de equipamento médico pesado para as unidades do SNS da Região de Lisboa e Vale do Tejo, contemplando a instalação de equipamentos num valor de mais de 17 milhões de euros e num total de 13 equipamentos, conforme se lê no resumo da DE-SNS.

No total serão 81 os equipamentos que substituirão 75 aparelhos «que se encontravam obsoletos».

No distrito de Setúbal vão ser contempladas as seguintes unidades hospitalares do SNS: Centro Hospitalar de Setúbal, Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo e o Hospital Garcia de Orta, além da unidade local de saúde do Litoral Alentejano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

  1. A esquerdalha acabou com o pouco que restava do SNS.
    O belfo é o pior ministro da saúde de sempre. 🖕

  2. E têm tecnicos para trabalhar com eles??? E medicos??