Covid-19País

«Hora de reconhecimento do papel dos enfermeiros é agora e as palmas não bastam»

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considera que «num sistema de saúde frágil como é o nosso, historicamente subfinanciado e politicamente desprezado, parece hoje claro que os enfermeiros portugueses chegaram antes de tempo.

O seu papel só agora começa a ficar claro aos olhos da opinião pública. A hora do reconhecimento é agora e as palmas não bastam».

A bastonária falava num ‘webinar’ para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro e subordinado ao tema “Os Enfermeiros e os desafios para a saúde”, iniciativa que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, segundo a Lusa.

A bastonária referiu que hoje «olhando para trás, já ninguém imagina a enfermagem portuguesa sem esta frase: ‘Ninguém está sozinho’. Este tornou-se muito mais do que um lema dos enfermeiros portugueses.

É um porto de abrigo, um recanto de energia, uma bolsa de oxigénio para os momentos difíceis. Na verdade, se todos cumprirmos aquilo que a mãe da enfermagem moderna (Florence Nightingale) nos ensinou, ninguém ficará sozinho. Nem doentes, nem enfermeiros.»

Para Ana Rita Cavaco, «quanto vale não deixar ninguém sozinho? É esta a pergunta que deve nortear as decisões políticas de futuro no que diz respeito à saúde. Um país que continua a injetar milhões para salvar bancos parece que não aprendeu nada com este vírus.»

O Dia Internacional do Enfermeiro comemora-se na data que coincide com o dia do nascimento de Florence Nightingale, a primeira mulher a bater-se pelas boas práticas no controlo de infeção.

Entretanto, uma nota da Ordem dos Enfermeiros sublinha, a propósito deste dia, que o evento assume particular importância este ano, quando se combate a pandemia da covid-19 e os enfermeiros estão “na linha da frente da prestação de cuidados”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito