Homenagens em forma de nomes de ruas nas celebrações do Dia de Bocage
O executivo municipal descerrou, no dia 16 de setembro, cinco novas placas toponímicas em Setúbal, em cerimónias inseridas no programa das Comemorações Bocageanas, no âmbito das celebrações da edição 250 do Dia de Bocage.

O parque de estacionamento por trás do Convento de Jesus recebeu o nome do ator Fernando Guerreiro, enquanto uma rua junto do Moinho do Frade foi batizada com o nome do resistente antifascista, sindicalista e músico Dimas Soares Lopes Pereira.
Na zona da Praça de Portugal passou a haver uma rua com o nome do antigo futebolista internacional Jaime Graça e uma praceta com o do Padre Manuel Marques, enquanto na zona da Barreira há agora uma Rua Manuel Carlos Casalão Zorro, em homenagem ao músico e compositor Setubalense.
Manuel Maria Barbosa l’Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de setembro de 1765 — Lisboa, Mercês, 21 de dezembro de 1805) foi um poeta nacional português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano.
Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX. Era primo em segundo grau do zoólogo José Vicente Barbosa du Bocage.7
No início da sua atividade literária, Bocage seguiu a moda do Arcadismo — movimento que faz referência à Arcádia, região da Grécia onde, segundo a mitologia, pastores levavam uma vida inocente e feliz, em contacto com a natureza.
Convidado pelo padre José Agostinho de Macedo, participou com o pseudónimo de Elmano Sadino da associação de poetas denominada “Nova Arcádia” ou Academia das Belas Artes, que surgiu em Portugal em 1790.
O objetivo dos novos artistas era abolir os padrões da poesia barroca e buscar inspiração na Antiguidade (grega e romana) e nos poetas do Classicismo do século XVI, principalmente Camões. Daí o nome de Neoclassicismo que se dá também ao Arcadismo.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito