Atualidade

Homem que explodiu carrinha em Las Vegas pediu informações ao ChatGPT

O soldado de 37 anos usou Inteligência Artificial generativa, incluindo o ChatGPT, para planear a explosão do Tesla Cybertruck junto ao Hotel Trump, em Las Vegas, revelou a polícia.

A investigação mostrou que Matthew Livelsberger pesquisou sobre alvos explosivos, velocidades de munições e a legalidade de fogos de artifício no Arizona. Apesar do ataque, as notas deixadas indicam que ele não pretendia ferir outras pessoas.

O veículo estava carregado com 27 quilos de material pirotécnico e 32 de chumbo. Durante a viagem, Livelsberger abasteceu a carrinha com combustível de corrida. As autoridades suspeitam que a explosão foi provocada pelo disparo da arma que o soldado usou para tirar a própria vida.

Entre os pertences encontrados, estão um diário intitulado “vigilância”, onde ele relatava temer ser seguido pelas autoridades. A polícia revelou que ele planeava inicialmente atacar o passadiço de vidro do Grand Canyon, mas mudou de ideia.

Veterano do Exército desde 2006, Livelsberger participou em missões no Afeganistão, Ucrânia, Tajiquistão, Geórgia e Congo. Recentemente regressado da Alemanha, estava de baixa médica. As autoridades acreditam que sofria de stress pós-traumático.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela