
Um homem de 61 anos, procurado pelas autoridades venezuelanas por suspeita de burla qualificada, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) no Funchal. A operação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal da Madeira, contou com a colaboração da Unidade de Informação Criminal e deu cumprimento a um mandado de detenção internacional emitido em outubro de 2023.
O suspeito, que atuava como acionista de uma empresa hoteleira na Venezuela, utilizou a sua posição para desviar cerca de 400 mil dólares. As investigações apontam que o montante foi recebido indevidamente, enquanto ele geria a divulgação e publicidade do hotel. Além disso, há provas de que os valores desviados não foram declarados à empresa, resultando em significativos prejuízos financeiros.
A investigação começou no início de outubro, com as autoridades venezuelanas a identificar irregularidades na gestão do suspeito. O homem foi localizado e detido na Madeira, onde aguardava em aparente tranquilidade, longe do radar da justiça.
O detido será agora apresentado às autoridades judiciais competentes para os procedimentos de extradição e para a eventual aplicação de medidas de coação. A operação reforça a eficácia da cooperação internacional no combate ao crime financeiro.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ha mais 🤔