Um homem de 56 anos foi detido pelo Comando Territorial de Setúbal da GNR, na localidade de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, após ser acusado de violência doméstica contra a sua ex-companheira. O indivíduo, que já possuía antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi colocado em prisão preventiva.
As autoridades, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Almada, apuraram que o homem ameaçava de morte a sua ex-companheira, uma mulher de 34 anos, enquanto a perseguia e a coagiu repetidamente. A detenção ocorreu no dia 10 de setembro, após diligências realizadas pelos militares da GNR, cumprindo um mandado judicial que culminou na prisão do suspeito.
O detido tinha sido liberto recentemente, após cumprir mais de três anos de prisão efetiva pelo mesmo crime contra a mesma vítima. Durante o período de liberdade condicional, incumpriu as regras e obrigações impostas judicialmente, reincidindo em crimes de violência doméstica.
Após a detenção, o suspeito foi presente ao Tribunal Judicial do Barreiro, onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, considerada necessária devido ao risco de continuidade das agressões e à gravidade do comportamento reincidente.
A violência doméstica é um crime público e, como tal, denunciar situações de risco é uma responsabilidade de todos. A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem promovido diversas campanhas e ações de sensibilização para alertar a sociedade sobre este flagelo e para incentivar a denúncia.
Se precisar de ajuda ou conhecer alguém que seja vítima de violência doméstica, poderá denunciar através dos seguintes meios:
- Portal Queixa Eletrónica: queixaselectronicas.mai.gov.pt
- Número de emergência europeu: 112
- Posto da GNR mais próximo: Encontre os contactos em www.gnr.pt/contactos.aspx
- App MAI112, exclusiva para cidadãos surdos: www.112.pt
- SMS Segurança, para pessoas surdas: www.gnr.pt
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito