CrimeDestaque
Em Destaque

Homem detido por agredir a mãe fica em prisão preventiva em Moura

Suspeito de 28 anos já tinha histórico de violência doméstica e foi detido fora de flagrante delito pela GNR.

Um homem de 28 anos foi detido pela GNR no concelho de Moura, distrito de Beja, por estar fortemente indiciado de ter agredido física e verbalmente a própria mãe, uma mulher de 64 anos. O caso de violência doméstica culminou com a aplicação da medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

A detenção foi efetuada na passada quarta-feira por militares do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), após uma denúncia recebida pelas autoridades. Segundo o Comando Territorial de Beja da GNR, “os militares desenvolveram diversas diligências de investigação que permitiram apurar que o suspeito ameaçou e agrediu física e verbalmente a vítima, sua mãe”.

Com base nos indícios recolhidos, foi emitido um mandado de detenção fora de flagrante delito, cumprido pelos elementos da GNR, que procedeu à detenção do indivíduo. O caso foi remetido ao Tribunal de Moura, onde o juiz de instrução criminal validou os factos apurados pelas autoridades e decretou a prisão preventiva como medida de coação.

Apesar de não terem sido revelados mais detalhes sobre o histórico do agressor, sabe-se que os atos de violência ocorriam no seio familiar, o que, segundo fontes policiais, agrava a gravidade da situação devido à relação de proximidade e dependência entre as partes envolvidas.

A GNR sublinha que continuará a desenvolver esforços no combate à violência doméstica, mediante uma resposta célere e especializada, sobretudo por via das equipas do NIAVE, cuja missão é apoiar vítimas específicas, como mulheres, crianças e idosos em contexto de risco.

O caso é mais um exemplo dos crescentes episódios de violência familiar que continuam a preocupar as autoridades em todo o território nacional, com particular incidência nos distritos do interior, onde, muitas vezes, as vítimas vivem em isolamento e com pouca rede de apoio social.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito