DestaqueDistrito do Porto
Em Destaque

Homem desaparecido no mar da Póvoa de Varzim: buscas suspensas e más condições do tempo dificultam operação

As buscas pelo homem desaparecido no mar da Póvoa de Varzim foram interrompidas devido ao pôr-do-sol e às condições adversas do tempo. 

A operação, que começou após um corpo ter sido avistado no domingo a flutuar na praia da Salgueira, será retomada amanhã às 08h30, segundo fontes oficiais.

O desaparecimento de um homem no mar da Póvoa de Varzim mobilizou várias equipas de busca durante esta segunda-feira, mas a operação foi suspensa pelas 17h45 devido ao pôr-do-sol e à persistência de condições meteorológicas adversas. Segundo Mónica Martins, capitão de porto, o perímetro da busca foi ampliado até Mindelo, Vila do Conde, mas não, houve qualquer sucesso na localização do corpo.

“As buscas decorreram exclusivamente por terra, devido às condições do mar”, explicou a responsável, acrescentando que a utilização de meios aéreos foi impossibilitada pelas más condições atmosféricas.

Participaram na operação os bombeiros da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, a Polícia Marítima, a PSP, a proteção civil e a Associação de Nadadores-Salvadores ‘Os Golfinhos’.

O estado do tempo, agravado pela depressão Hermínia, trouxe chuvas fortes, ventos intensos e agitação marítima severa, dificultando a operação. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos do continente sob aviso meteorológico, sendo que oito deles, incluindo o Porto, estão em alerta vermelho devido à agitação marítima.

As condições no mar são particularmente perigosas, com previsões de ondas que podem alcançar os 14 metros de altura. Como resultado, diversas barras marítimas, incluindo as da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Aveiro, estão fechadas à navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa.

A operação de busca está programada para recomeçar amanhã às 08h30, com o reforço das equipas de socorro, caso as condições meteorológicas permitam.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito