Crime

Homem condenado a 4 anos de prisão por violência doméstica detido no Porto

O Comando Metropolitano do Porto da PSP deteve, no passado dia 7 de outubro, um homem de 52 anos, condenado a quatro anos de prisão efetiva pela prática de violência doméstica agravada contra uma mulher de 43 anos.

Os crimes ocorreram entre 2021 e 2022, durante o casamento do casal, e foram marcados “por injúrias, ameaças e agressões físicas. As agressões físicas caracterizavam-se por empurrões e aperto do pescoço e murros na boca à vítima resultaram-lhe lesões, nomeadamente escoriações e equimoses nas zonas atingidas”, de acordo com o comunicado da PSP.

Um dos episódios mais graves registou-se quando o agressor, após consumir estupefacientes, agrediu violentamente a vítima após descobrir que esta tinha deitado fora o produto que lhe pertencia.

As agressões deixaram marcas físicas e psicológicas profundas: a vítima isolou-se socialmente, afastou-se da família e amigos, escondia as lesões visíveis e confessou ter perdido a alegria de viver, sofrendo uma grande quebra de autoestima e vivendo com medo pela vida.

O agressor foi condenado em 2024 a uma pena suspensa de quatro anos, mediante o cumprimento de deveres, nomeadamente a frequência de um Programa de Prevenção de Violência Doméstica e a proibição de contacto com a vítima durante três anos.

Contudo, o homem nunca compareceu ao programa obrigatório, ignorando sucessivamente as convocatórias da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Para evitar a justiça, mudou de residência.

A PSP conseguiu localizar e deter o arguido, que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto, onde iniciou o cumprimento da pena.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela