Helicóptero da Força Aérea resgata homem em missão urgente ao Largo da Madeira
A Força Aérea Portuguesa resgatou ontem um homem de 52 anos ao largo da Madeira, numa missão que mobilizou um helicóptero e assistência médica.
Um homem de 52 anos foi resgatado no dia 28 de outubro por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa enquanto se encontrava a bordo de um navio ao largo do Arquipélago da Madeira. A operação de resgate ocorreu devido a uma condição médica que exigia transferência urgente para uma unidade hospitalar.
A missão foi desencadeada pelas 13h00, quando o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) recebeu o alerta do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa. Dada a distância de 217 km da costa, especificamente da ilha do Porto Santo, a Força Aérea mobilizou um helicóptero EH-101 Merlin e um avião P-3 para apoiar a operação e monitorizar o trajeto.
A tripulação da Esquadra 751 — “Pumas”, especializada em resgates, chegou ao local de operações por volta das 16h40. O resgate envolveu o uso de um Recuperado-Salvador que desceu até à embarcação, onde estabilizou o paciente antes de o transferir para o helicóptero. A missão contou ainda com o acompanhamento de um enfermeiro militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, garantindo a assistência médica durante o voo.
Com quatro horas de voo, esta operação soma-se às mais de 50 missões de Busca e Salvamento realizadas pela Força Aérea ao longo de 2024. A Força Aérea mantém uma vigilância constante em território continental, Açores e Madeira, cobrindo uma área de busca e salvamento marítima de 5.816.562 km², equivalente a mais de metade do território europeu e a segunda maior área de responsabilidade no Atlântico Norte.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito