Atualidade

Grupo de Trabalho Metropolitano de Resíduos debateu situação do setor dos resíduos urbanos

Reunião decorreu no dia 5 de dezembro

O Grupo de Trabalho Metropolitano de Resíduos realizou, no dia 5 de dezembro, a quarta reunião no auditório do edifício-sede da Área Metropolitana de Lisboa, onde estiveram presentes cerca de 30 participantes, entre eleitos, dirigentes e técnicos municipais e da AML.

Na reunião, conduzida pelo primeiro-secretário metropolitano Carlos Humberto Carvalho, foi apresentado o ponto de situação dos trabalhos em desenvolvimento nos vários municípios e prestados os devidos esclarecimentos aos municípios, para atualização dos planos de ação.

Em debate estiveram também os principais desafios dos municípios, que passam pela «alta pressão tarifária dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, tendo em conta os valores de contrapartidas financeiras insuficientes, a redução do preço de venda energia elétrica e um ambicioso plano de investimento, e a incapacidade de deposição em aterro» refere a AML no seu site.

«Neste capítulo foi dada especial importância à construção de um pensamento próprio da AML sobre a questão dos resíduos.»

O grupo definiu também as ações a desenvolver que passam pela «actualização dos planos de ação dos municípios e prestar informação à Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), sobre os gastos em limpeza urbana».

A próxima reunião do grupo de trabalho metropolitano de resíduos terá lugar em fevereiro de 2025.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito