Grupo Coral de Sesimbra, uma força da música
Para comemorar os 34 anos do Grupo Coral de Sesimbra, que fez anos a 2 de outubro, o Diário do Distrito entrevistou os responsáveis pelo mesmo. «Foi o desejo da Junta de Freguesia de Santiago e da Sociedade Musical Sesimbrense dar início à formação de um grupo coral com o objetivo de dar uma nova expressão cultural Sesimbrense contribuindo assim para o enriquecimento dos níveis culturais da população e para a promoção da Vila de Sesimbra», contou Susana Duarte, Presidente do GCS.
O Grupo Coral de Sesimbra foi criado graças a conjugação de esforços de João Martelo Veríssimo (Presidente da Junta de Santiago) e Joaquim Fernando Carapinha (Presidente da Sociedade Musical Sesimbrense). O primeiro ensaio aconteceu a 17 de setembro de 1988. «Consideramos que tem sido uma história de sucesso tendo cumprido os objetivos da sua fundação, trabalhar em prol da difusão da cultura musical na população de Sesimbra e honrar a Vila e o Concelho de Sesimbra quer no país ou no exterior», disse.
«A cultura musical sesimbrense representa uma vila cheia de memórias e vivências. Histórias de pescadores, da faina, da espera para enfrentar o mar, desgostos, alegrias. O nosso grupo foi fundado por Sesimbrenses. Este tem trabalhado sempre com o objetivo de honrar e representar a vila de Sesimbra pelo que, sim achamos que também representamos a alma de Sesimbra», lembrou Susana Duarte.
Três décadas a dar música aos sesimbrenses
Ao longo de mais de três décadas, este grupo tem trabalhado em prol da difusão da cultura musical sesimbrense. Isto porque a alma de uma vila, de um concelho, também pode ser divulgada através da música. Para os membros deste grupo coral, todas as atuações que fizeram (e irão fazer) são únicas. Isto porque deixam uma marca, uma recordação diferente que se perpetua pelo tempo.
O Grupo Coral de Sesimbra também vive da partilha e da amizade que é unida pela música. «Pela recetividade que sempre recebemos nos nossos concertos e também pelo facto de concertos e outras manifestações musicais promovidas pela Câmara de Sesimbra serem aplaudidas com muito entusiasmo, podemos concluir que o povo Sesimbrense sim, gosta de música», acredita a responsável pelo GCS.
Inúmeros coralistas e maestros deram vida ao grupo coral durante os anos. Atualmente o maestro responsável é João Baptista Branco. Para entrar para este grupo, para além de ter gosto pela música é necessário fazer uma avaliação de voz. Esta será avaliada pelo maestro. «Queremos fazer coisas novas, mudar um pouco de rumo, mudar a imagem, o som», contou Susana Duarte sobre os objetivos que tem para o futuro.
Sobre o futuro, o Grupo Coral de Sesimbra espera novos desafios musicais. O objetivo é progredir na ligação que possuem com as tradições musicais sesimbrenses.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito