Gripe aviária detetada em Alcácer do Sal leva à criação de zonas de restrição sanitária
Autoridades veterinárias estabelecem medidas rigorosas após confirmação de foco do vírus em capoeira doméstica.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou um foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade numa exploração avícola doméstica situada na União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana. A infeção levou à implementação imediata de medidas de controlo sanitário na região, visando travar a propagação do vírus.
Foram delineadas duas zonas de restrição sanitária, em cumprimento com a legislação europeia e nacional: uma zona de proteção, com um raio de três quilómetros, e uma zona de vigilância, que se estende até dez quilómetros do foco da infeção. Estas áreas incluem explorações e núcleos populacionais que, a partir de agora, estarão sujeitos a vigilância reforçada.
A DGAV disponibilizou um edital com as restrições em vigor, que incluem limitações à movimentação de aves e produtos avícolas, assim como orientações para prevenção e deteção precoce da doença.
A gripe aviária é uma infeção viral grave que afeta principalmente aves, podendo provocar elevadas taxas de mortalidade nas espécies domésticas. Até ao momento, não há registo de transmissão para humanos neste caso específico, mas as autoridades apelam à máxima colaboração dos produtores e da população local no cumprimento das regras sanitárias.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária sublinha que todas as medidas aplicadas visam proteger a saúde animal, a produção avícola nacional e prevenir riscos maiores para a saúde pública.
A DGAV avança que o edital com as restrições e a informação técnica sobre a gripe aviária está disponível para consulta pública.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







