Atualidade

Greve e manifestação da Função Pública esta sexta-feira

A Frente Comum de sindicatos da administração marcou para esta sexta-feira, 17 de maio, uma greve no âmbito da ‘Jornada Nacional de Luta dos trabalhadores da Administração Pública’, que irá culminar numa concentração diante do Ministério das Finanças, em Lisboa, pelas 15h30, com saída da Praça do Comércio.

Na «Proposta Reivindicativa Comum» para 2024, que já foi entregue ao novo Governo, a Frente Comum apresenta vários pontos que indica serem «soluções para os problemas que os trabalhadores da Administração Pública enfrentam».

Exigem um processo negocial (com base na «PRC 2024»), «em defesa da sua valorização profissional, de Serviços Públicos de qualidade e do reforço das Funções Sociais do Estado» e o «aumento imediato de todos os salários».

«Os trabalhadores não esquecem os cortes nos salários, o aumento do IRS e a redução dos seus escalões, a redução dos dias de férias e a tentativa de alterar o horário de trabalho para as 40H, entre muitas outras malfeitorias do tempo da troika/governo PSD/CDS, de Passos Coelho e Paulo Portas e, de onde vieram vários dos que estão hoje no CH e IL» afirma o comunicado da Frente Comum.

«Em Portugal, os trabalhadores da Administração Pública ganham, em média, cerca de metade do salário dos seus congéneres em outros países da União Europeia, e desde 2009 perderam, em média, o equivalente a três salários.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito