Greve dos TST com elevada adesão em serviços de transporte
Trabalhadores dos TST, em greve por dois dias na Península de Setúbal, reivindicam atualização salarial. Serviços afetados com 89,6% de adesão até às 9h.

A greve dos trabalhadores dos TST – Transportes Sul do Tejo – registou até às 9h desta quarta-feira uma adesão de 89,6% nos serviços de transporte e de 70,4% no total de trabalhadores, conforme fonte oficial da empresa. João Saúde, da Fectrans, expressou que a adesão “é grande” e que “a maioria dos motoristas aderiu à greve“, destacando que os autocarros em circulação são de serviços alternativos.
Os trabalhadores reivindicam uma atualização salarial, após terem dado à empresa um prazo de 15 dias para resposta, sem sucesso. Segundo João Saúde, a proposta inclui um aumento de 50 euros para os motoristas, fundamentando que “não podem estar a ganhar o salário mínimo nacional”, considerando a profissão como de “grande responsabilidade” e sujeita a horários exigentes.
Além da questão salarial, exigem a criação de um acordo de empresa e a resolução dos créditos vencidos. Saúde apontou que a empresa mostrou vontade de criar um acordo de empresa, mas até agora não avançou com propostas concretas. A TST, pertencente ao grupo Arriva, opera na Península de Setúbal, oferecendo serviços de transporte de passageiros em vários concelhos da região.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito