
Trabalhadores como estivadores, tripulantes e professores já manifestaram total apoio aos motoristas que estão preparados para iniciar às 00h00 desta segunda-feira, uma greve sem fim anunciado. O apoio de outros trabalhadores surge depois de o Governo ter já decretado serviços mínimos entre 50% e 75% e depois de ser público o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao indicar que é legal decretar a requisição civil preventiva.
Vários sindicatos já assinaram uma petição pública a pedir “solidariedade com os motoristas de matérias perigosas e de mercadorias“. Pelas 21h00 a petição já contava com mais de 3.000 assinaturas.
Entre os assinantes da petição encontra-se o SEAL, dos estivadores, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, o Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Automóvel, o Sindicato dos Trabalhadores dos call-center e também o Sindicato STOP dos Professores.
Os sindicatos que assinaram a petição pedem a todos que assinem como forma de solidariedade e de luta contra a imposição do Governo, adiantam que “o direito à greve está a ser violentamente atacado – como nunca o foi até hoje – com o Governo de António Costa a pretender, com a intervenção do Exército, das forças policiais e dos bombeiros, acabar com um direito que está previsto na Constituição Portuguesas e que é um direito fundamental dos trabalhadores”.
Já do lado dos motoristas, a reação ao parecer que foi tornado público pelo Governo, gerou indignação. Pardal Henriques, referiu esta tarde que uma declaração preventiva de requisição civil é “bloquear praticamente o direito à greve”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito