Greve dos maquinistas vai afectar CP, Fertagus e Metro Sul do Tejo
Greve vai afectar vários serviços
A greve marcada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) para sexta-feira, 6 de dezembro, irá afetar os vários serviços da empresa.
A paralisação vai abranger os serviços da CP, IP, Fertagus, Metro Sul do Tejo, ViaPorto (Metro), Captrain e Medway (mercadorias).
Em nota publicada no seu site, a CP avisa que «por motivo de greve convocada pelo sindicato SMAQ, preveem-se fortes perturbações na circulação no dia 6 de dezembro com impacto nos dias anterior e seguinte».
A greve surge na sequência das novas sanções impostas pelo ministro da Presidência, Leitão Amaro, depois das declarações em que estabeleceu uma relação entre a sinistralidade ferroviária e a taxa de álcool dos trabalhadores.
«Esta decisão surge em defesa da segurança ferroviária, da dignidade e honra dos maquinistas, e da justa valorização do seu trabalho» refere o sindicato em comunicado divulgado no seu site.
Os representantes dos maquinistas tiveram uma reunião no dia 27 de novembro, para tentar chegar a um acordo com o Ministério das Infraestruturas, mas não foi possível, pelo que se mantém a greve, mas a empresa ainda não decretou serviços mínimos.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito