Mobilidade
Em Destaque

Greve de maquinistas da CP convocada para 6 de dezembro, com impactos a 5 e 7

Em causa estão as declarações de António Leitão Amaro, Ministro da Presidência, que sugeriu uma relação entre o número de acidentes ferroviários com a taxa de alcoolemia doa maquinistas.

Foi anunciada esta terça-feira a convocação de greve da SMAQ – Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses, para o dia 6 de dezembro, mas cujos efeitos se irão estender aos dias 5 e 7. Da mesma forma, as transportadoras que irão ser afetadas pela greve são a CP, Fertagus, Metro do Sul do Tejo, ViaPorto, Captrain, Medway e Infraestruturas de Portugal.

Em causa estão as declarações do Ministro da Presidência António Leitão Amaro, que, na passada quinta-feira, sugeriu uma correlação entre o mau “desempenho ao nível do número por quilómetro de ferrovia de acidentes que ocorrem” – o segundo pior da Europa – com a taxa de alcoolemia dos maquinistas.

A SMAQ contrariou as alegações de Leitão Amaro, recorrendo ao Relatório Anual de Segurança do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que registou 29 acidentes significativos em 2023, “maioritariamente ligados à infraestrutura e a fatores externos, sem relação com o desempenho dos Maquinistas”.

Ainda de acordo com o sindicato, foi pedido que o governante “clarificasse e retificasse publicamente as suas declarações”, mas sem resposta, o que motivou avançarem para a greve, que “reflete a defesa intransigente dos Maquinistas e a exigência de condições de segurança adequadas à profissão“.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

2 Comentários

  1. São greves atrás de greves e o povalho que se foda, façam greves ao recebimento do dinheiro dos passes, isso é que era ter tomates.