Grávidas da Margem Sul enfrentam limitações severas com única urgência aberta
A única urgência de Ginecologia/Obstetrícia em funcionamento na Margem Sul encontra-se no Hospital do Barreiro.

As grávidas na Península de Setúbal enfrentam sérias dificuldades com a disponibilidade de urgências de Ginecologia/Obstetrícia (UGO). Atualmente, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, é a única opção disponível, já que os hospitais Garcia de Orta, em Almada, e São Bernardo, em Setúbal, encerraram esses serviços até, pelo menos, ao dia 19 deste mês, conforme informações do portal do SNS.
As alternativas para as grávidas incluem as urgências de Lisboa, como a Maternidade Alfredo da Costa e os hospitais de Loures, Cascais e Santa Maria, sendo que este último atende apenas casos de Ginecologia.
No total, este domingo, nove serviços de urgências em Portugal, incluindo quatro de Pediatria, estão fechados. Outros quatro funcionam com restrições, atendendo somente casos referenciados pelo CODU/INEM ou pela Linha SNS 24.
A principal razão para esses encerramentos é a escassez de médicos, agravada pelo período de férias dos profissionais. No caso específico de Viseu, a urgência de Pediatria necessita de pelo menos seis pediatras para operar normalmente.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito