EconomiaGrândola

Grândola reduz orçamento de 2025, mas aposta em habitação, educação e juventude!

A Câmara de Grândola aprovou um orçamento de 52 milhões de euros para 2025, reduzindo despesas, mas priorizando habitação, educação e juventude.

A Câmara de Grândola aprovou um orçamento de 52 milhões de euros para 2025, marcando uma redução de 2 milhões em relação a 2024, mas com investimentos estratégicos em habitação, educação e juventude para atender às necessidades do concelho e impulsionar o seu desenvolvimento.

Os documentos financeiros, que incluem as Grandes Opções do Plano, foram aprovados esta semana na assembleia municipal, com os votos favoráveis da CDU e do presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal (PS), enquanto as bancadas do PSD e do PS votaram contra. Em reunião camarária, o cenário foi semelhante, com a CDU garantindo a aprovação por maioria.

Investimentos estratégicos para 2025

Segundo o presidente da câmara, António Figueira Mendes (CDU), a redução orçamental está associada à diminuição de receitas, especialmente do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Apesar disso, o autarca sublinhou que as prioridades permanecem firmes, destacando:

  • Habitação acessível: disponibilização de 7 hectares de terreno para construção de habitação social, lotes para jovens e habitação a custos controlados, com previsão de 200 novos fogos nos próximos anos.
  • Educação: Reabilitação dos Centros Escolares de Melides e Carvalhal, com um orçamento de 1,5 milhões de euros, e avanço no projeto do novo Centro Escolar de Grândola.
  • Juventude: Construção da Casa da Juventude, avaliada em 1,2 milhões de euros.

Infraestruturas e outras prioridades

O plano também prevê um investimento de 1 milhão de euros no Parque Desportivo, com a criação de campos de ténis, Padel, ginásio e bar, além da continuidade das obras em ruas e caminhos rurais. Outras ações incluem:

  • Construção de um Pavilhão Multiusos em Melides.
  • Remodelação da estrada de acesso à praia de Melides, com um custo estimado de 6 milhões de euros.
  • Desenvolvimento da Zona Industrial e Logística de Grândola e do Parque Logístico.
  • Abertura do Núcleo de Etnografia na Casa Frayões Metellos.

Figueira Mendes assegurou que, em fevereiro de 2025, será somado o saldo de gerência ao orçamento, ainda que inferior ao deste ano, reforçando o compromisso de equilibrar investimentos prioritários e as limitações financeiras.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito