Governo sob pressão: quando avançam as obras na escola de Santiago do Cacém?
Deputados do PS exigem respostas sobre o atraso nas obras da Escola Básica Professor Arménio Lança, em Alvalade, denunciando problemas estruturais e falta de intervenção.

A Escola Básica Professor Arménio Lança, em Alvalade, Santiago do Cacém, continua sem obras de requalificação, apesar das suas graves deficiências estruturais. O atraso na intervenção levou um grupo de dez deputados do PS a questionar o Governo sobre a situação, alertando para os riscos enfrentados pelos 270 alunos e toda a comunidade escolar.
No requerimento enviado ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os deputados querem saber quando será lançado um novo concurso para as obras no pavilhão gimnodesportivo, para a remoção de amianto em quatro blocos e para a pintura geral da escola. A preocupação cresce, uma vez que, apesar da publicação do aviso da empreitada em Diário da República em junho de 2024, o concurso ficou deserto, sem qualquer concorrente.
Os problemas agravam-se: em outubro, o pavilhão da escola chegou a inundar devido às chuvas intensas, expondo ainda mais a necessidade urgente de intervenção. Os deputados alertam também para outras deficiências da infraestrutura, incluindo a degradação da vedação, balneários obsoletos (necessitando de reparação de canalização, pavimento e cabines individuais de duche) e a troca urgente das persianas.
“Tomámos esta iniciativa porque, decorridos sete meses desde o lançamento do concurso, ainda não foi anunciada uma nova abertura, exigindo explicação”, afirmou a deputada Eurídice Pereira, citada num comunicado oficial. O PS questiona ainda se as restantes intervenções serão incluídas num novo concurso ou se ficarão adiadas indefinidamente.
A falta de solução para a escola lança dúvidas sobre a gestão e planificação das obras de requalificação escolar, num momento em que vários estabelecimentos de ensino enfrentam problemas estruturais graves. Pais, alunos e professores aguardam respostas do Governo e uma solução imediata para o impasse.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito