Economia

Governo prepara nova medida na habitação

António Costa e Fernando Medina estudam nova medida para aplicar nos créditos habitação. Moratória adia juros em dois anos.

Os novos cálculos de juros que atualmente incidem a 100% na taxa Euribor, o Governo de António Costa quer que só 75% possam incidir, poderá representar com esta medida uma redução de 25% na taxa, mas o Governo ainda não confirmou a informação desta possível medida que poderá aliviar os bolsos dos portugueses com crédito habitação.

O caso é analisado também pelo ministro das Finanças para que com a redução da prestação possa não penalizar os portugueses no fim dos dois anos de juros que deveriam ser cobrados pelos bancos.

O Governo, por um lado, quer reduzir e estabilizar a prestação, durante dois anos, mas, por outro lado, quer evitar que o valor da prestação tenha um aumento acentuado e o capital em dívida seja superior ao existente no início dos dois anos desta medida.

A medida terá que ser bem analisada para não penalizar mais as famílias e que possam ter uma prestação mais baixa e que o valor possa também servir para amortizar o capital em dívida. 

Alguns especialistas defendem que a banca deveria aliviar mais os juros dos empréstimos de modo a ajudar as famílias portuguesas a não ficarem reféns uma vida inteira dos bancos e dos seus empréstimos para terem direito a uma habitação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito