Governo investe 52 milhões para reforçar a luta contra incêndios rurais
O Governo anunciou um investimento de 52 milhões de euros para reforçar a prevenção de incêndios rurais e aumentar a resiliência das florestas e comunidades, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este montante será aplicado na compra de equipamentos especializados e no reforço dos meios operacionais no terreno.

O Ministério da Agricultura e Pescas revelou que o objetivo principal desta medida é proteger as populações e o território face ao crescente risco de incêndios, impulsionado pelas alterações climáticas. Para isso, uma fatia superior a 30 milhões de euros será destinada ao reforço das Equipas de Sapadores Florestais e das autarquias, incluindo a aquisição de tratores equipados para a gestão de combustíveis.
Além disso, o plano contempla a compra de novas viaturas para garantir uma resposta mais rápida e eficaz no terreno. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as Organizações de Produtores Florestais serão beneficiadas com cerca de 10,4 milhões de euros para este fim.
As Comunidades Intermunicipais (CIM) também terão apoio no valor de 6,7 milhões de euros para a aquisição de buldózeres e outros equipamentos pesados destinados à manutenção da Rede Viária Florestal, essencial para melhorar o acesso das equipas de combate aos incêndios.
O reforço da estratégia passa ainda pela criação de Equipas Técnicas Multidisciplinares para apoiar projetos de Gestão Integrada de Paisagem e Condomínios de Aldeia, num total de 2,5 milhões de euros. O Governo prevê ainda investir 2,3 milhões de euros na renovação do equipamento motomanual, como motorroçadoras utilizadas pelas Equipas de Sapadores Florestais.
Por fim, mais de meio milhão de euros será aplicado na expansão da rede de pontos de água, fundamentais para o abastecimento de meios de socorro durante os incêndios.
O Ministério da Agricultura e Pescas sublinha que esta aposta na prevenção e no reforço dos meios operacionais visa tornar Portugal mais seguro e resiliente, garantindo um futuro sustentável para as florestas e comunidades rurais do país.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Se não soltarem os incendiários, ou se os prederem, ficava muito mais barato aos portugueses
https://diariodistrito.sapo.pt/governo-investe-52-milhoes-para-reforcar-a-luta-contra-incendios-rurais/