DestaqueEconomia
Em Destaque

Governo implementa fraldas gratuitas para utentes com dificuldades económicas a partir de 2025

O SNS garante fraldas gratuitas para cidadãos com insuficiência económica e incapacidade a partir de 2025.

A partir de 1 de janeiro de 2025, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibilizará gratuitamente fraldas, cuecas e pensos de incontinência a todos os cidadãos que tenham 60% ou mais de incapacidade e estejam registados como tendo insuficiência económica. Esta medida representa uma mudança significativa para milhares de pessoas que, até agora, eram obrigadas a comprar estes produtos e solicitar posteriormente o reembolso parcial.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, a distribuição gratuita será realizada em todos os centros de saúde do país, abrangendo utentes de todas as idades que cumpram os requisitos. Atualmente, este processo é moroso e implica custos iniciais por parte dos utentes, o que muitas vezes coloca um peso adicional nos já limitados rendimentos das famílias.

A medida não só facilita o acesso aos produtos de incontinência, como também permite uma gestão financeira mais eficiente, eliminando a necessidade de deslocações adicionais e de avançar custos para posterior reembolso.

Segundo fontes oficiais, esta iniciativa poderá ser alargada no futuro a mais pessoas, estando o tema ainda em estudo por parte do Ministério da Saúde.

Esta decisão representa um avanço na política de apoio social do SNS e visa dar resposta às dificuldades enfrentadas por quem depende destes produtos para manter uma qualidade de vida digna.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito