País
Em Destaque

Governo abandona prazo para fim da publicidade na RTP1 e aponta mudança gradual no financiamento

O Governo decidiu abandonar o prazo para o fim da publicidade na RTP1 até 2027, propondo uma transição gradual para um modelo de financiamento menos dependente de anúncios.

O Governo decidiu abandonar a imposição de terminar a publicidade comercial na RTP1 até 2027, recomendando agora uma transição gradual para o canal deixar de ser financiado por anúncios. A medida foi revelada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, em entrevista à CNN Portugal, onde destacou a consulta pública do novo contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão da RTP.

“A RTP deve tendencialmente, nos próximos anos, caminhar para deixar de ser financiada por publicidade comercial”, afirmou Pedro Duarte, sublinhando não haver, no entanto, um prazo definido para essa mudança. A intenção inicial do Governo era libertar a RTP1 da dependência de receitas publicitárias até 2027, mas a medida foi travada pelo Parlamento. “Democraticamente, fomos obrigados a desistir dessa ideia original”, explicou o governante.

O objetivo desta transição seria aproximar o canal do público e garantir uma maior pluralidade no acesso aos conteúdos. A nova proposta, colocada em consulta pública, sugere que o financiamento da RTP1 evolua para um modelo menos dependente da publicidade comercial, mas sem a rigidez de um prazo previamente estabelecido.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito