Governo declara ‘Situação de Alerta’ em todo o território continental devido ao risco de incêndio
Portugal está sob 'Situação de Alerta'
O Governo declarou ‘situação de alerta’ em todo o território continental devido às previsões meteorológicas, que apontam para um «significativo agravamento do risco de incêndio rural» devido às altas temperaturas previstas para hoje e segunda-feira, que levou o IPMA a colocar alguns distritos sob aviso amarelo.
A situação de alerta abrange o período compreendido entre as 13h00 horas deste domingo e as 23h59 da próxima terça-feira.
«Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente» indica o Governo em comunicado.
Esta declaração decorre «da elevação do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio Elevado, Muito Elevado e Máximo, previsto pelo Institudo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em grande parte do território continental».
No âmbito da declaração de situação de alerta, serão implementadas um conjunto de medidas de caráter excecional, adianta ainda o comunicado.
– Está proibido o acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais ou caminhos rurais, assim como é proibido realizar queimadas ou queimas e qualquer tipo de trabalho florestal com recursos a maquinaria.
– Está proibida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai emitir avisos à população sobre o perigo de incêndio rural, com o envio de um SMS preventivo.
Segundo o site Fogos.pt, com informação atualizada às 15h35 deste domingo, há 10 incêndios activos em zona de mato e povoamento florestal, que se concentram nos distritos de Aveiro, Braga e Viana do Castelo.
Estes incêndios estão a mobilizar 466 operacionais, 135 veículos e o apoio de 7 meios aéreos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito