País

Governo alerta para ‘período difícil de seca’ e suspende novas estufas no sudoeste alentejano

Os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes alertaram esta sexta-feira que o sul do país está sob seca extrema e severa e anunciaram, entre outras medidas, a suspensão de novas estufas no sudoeste alentejano.

Estas medidas foram anunciadas após uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

A seca severa afeta o sul do país e uma pequena parte no nordeste transmontano, e a seca extrema afeta o sul do país, alertou a ministra da Agricultura, e explicou que uma das medidas passa pela interdição de novas instalações de culturas permanentes e de estufas e afins’ para a região sul, Alentejo e Algarve, uma delas na zona do Mira.

Maria do Céu Antunes avisou também que «estamos a entrar num período de novo difícil, quando a 15 de abril estamos com uma situação que já se faz antever de muito difícil, e a perspetiva é que a situação se agrave».

Num comunicado hoje divulgado sobre a situação a 15 de abril, o IPMA refere que a temperatura máxima do ar esteve quase sempre acima da média, que houve uma onda de calor de 2 a 11 de abril em metade das estações meteorológicas, e que os valores de precipitação foram ‘muito inferiores ao normal’ em todo o território, sendo que no sul não choveu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito