Gouveia e Melo defende Presidente independente e alerta para riscos de influência partidária
O almirante Henrique Gouveia e Melo sublinha a necessidade de um Presidente da República “isento e independente”, alertando para os perigos de uma Presidência influenciada por interesses partidários.

Num artigo de opinião publicado no semanário Expresso, intitulado “Honrar a Democracia”, o ex-Chefe do Estado-Maior da Armada alerta para os riscos de transformar a Presidência num “apêndice dos interesses partidários”, defendendo que o chefe de Estado deve garantir “equilíbrio e funcionalidade” ao sistema democrático.
“Nenhum Presidente pode ser verdadeiramente ‘de todos’ se estiver claramente associado a uma fação política”, sublinha Gouveia e Melo, reforçando que a função presidencial deve ser exercida com independência para garantir a defesa da Constituição, da unidade nacional e da democracia liberal.
No mesmo artigo, o almirante reformado rejeita um Presidente refém de “redes de influência, compadrios ou intrigas político-partidárias”, enfatizando que a liderança do país deve assentar em valores humanitários, liberdade e solidariedade efetiva.
A publicação surge na sequência de declarações de Luís Marques Mendes, candidato às eleições presidenciais, que defendeu um chefe de Estado com um papel de “construtor de pontes”. Em resposta indireta, Gouveia e Melo contrapõe que “as pontes não se constroem sobre influências políticas, mas sobre consensos sólidos e valores democráticos”.
Sobre o seu posicionamento político, o militar na reserva identifica-se entre o socialismo e a social-democracia, reiterando a importância da democracia liberal como regime político. Defende ainda que o Presidente deve estar ao serviço de Portugal e dos portugueses, e não dos partidos.
Para Gouveia e Melo, um dos poderes mais importantes do Presidente é o uso da palavra, destacando que “quando o Presidente fala, fala a República”, e que esse discurso deve pautar-se por isenção, equilíbrio e gravidade.
O artigo do ex-Chefe do Estado-Maior da Armada reforça a ideia de que um Presidente sem independência “afunila a democracia”, insistindo que a salvaguarda do sistema democrático exige um chefe de Estado livre de lealdades partidárias.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Conheci pessoalmente, o Doutor Gouveia e Melo, pai do Almirante Gouveia e Melo, possível Presidente da Republica, em Quelimane, nos anos 60, em Moçambique.
Ele tem toda a razão
Maria Francisca Desculpe pela forma como entrei em contato com você, acabei de ver seu perfil e pensei que você é a pessoa de que preciso. Resumindo, meu nome é Christine Cruger e moro na França. Sofro de uma doença grave que me condena à morte certa, é um câncer de garganta, e tenho uma quantia de 640.000 euros que gostaria de dar a uma pessoa de confiança e honesta para que ela possa fazer bom uso dela. Tenho um negócio de importação de óleo tinto na França e perdi meu marido há 6 anos, o que me afetou muito e não consegui me casar novamente até hoje. nós não tivemos filhos. Gostaria de fazer desta quantia uma doação antes da minha morte, pois meus dias estão contados pela ausência desta doença para a qual não tive cura, a não ser um sedativo para reduzir minha dor. Gostaria de perguntar se você tem direito a esse presente.
Entre em contato comigo pelo meu WhatsApp.
👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎
https://wa.me/message/DC6CS4HHM2ZTC1
Este vale zero. Um vendido, a ser levado ao colo pelo poder político e pelos OCS. Um gajo que não vale um chavo
Jose Lopes Angola e você vale quanto?Com as imbecilidades que profere de certeza que é zero. Portugal necessita de homens que coloquem de novo ” o comboio no trilho” , este país virou um paraiso para todo o tipo de escória.
Maria Francisca vale muito mais do que esse senhor onde na marinha ninguém gosta dele. Onde passou por cima de tudo e de todos para chegar onde chegou. A informação está toda disponível. Só é enganado quem quer.
Maria Francisca minha cara senhora, fui militar de carreira durante 11 anos, tenho ainda hoje muito contacto com vários militares que ainda estão no activo, logo, sei bem quem este senhor é, e aquilo que não vale. Fez história, foi o único CEMA que não teve o seu antecessor na sua tomada de posse, pois contrariamente a este, é um senhor é um exímio militar, que o PS tentou desrespeitar.
De “independentes” está o partido comunista cheio…
Alexandre Ribeiro Desculpe pela forma como entrei em contato com você, acabei de ver seu perfil e pensei que você é a pessoa de que preciso. Resumindo, meu nome é Christine Cruger e moro na França. Sofro de uma doença grave que me condena à morte certa, é um câncer de garganta, e tenho uma quantia de 640.000 euros que gostaria de dar a uma pessoa de confiança e honesta para que ela possa fazer bom uso dela. Tenho um negócio de importação de óleo tinto na França e perdi meu marido há 6 anos, o que me afetou muito e não consegui me casar novamente até hoje. nós não tivemos filhos. Gostaria de fazer desta quantia uma doação antes da minha morte, pois meus dias estão contados pela ausência desta doença para a qual não tive cura, a não ser um sedativo para reduzir minha dor. Gostaria de perguntar se você tem direito a esse presente.
Entre em contato comigo pelo meu WhatsApp.
👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎
https://wa.me/message/DC6CS4HHM2ZTC1