
Henrique Gouveia e Melo confirmou esta quarta-feira que irá avançar com uma candidatura à Presidência da República, pondo termo a meses de especulação. O anúncio oficial está marcado para o próximo dia 29 de maio, revelou em entrevista à Rádio Renascença.
“A minha decisão é avançar com a candidatura à Presidência da República. Ela será anunciada formalmente no dia 29”, declarou o antigo Chefe do Estado-Maior da Armada, sublinhando que “não há dúvidas. Vou ser mesmo candidato”.
Na mesma entrevista, Gouveia e Melo explicou que a decisão resulta de uma mudança de contexto, tanto internacional como interno. “Desde o final de 2023 o mundo mudou bastante. A guerra na Ucrânia agravou-se, a tensão na Europa aumentou e a eleição do Sr. Trump como presidente dos Estados Unidos veio alterar a configuração internacional”, justificou.
O militar reformado considera que vivemos uma tentativa de reconfiguração da ordem mundial “que pode ser perigosa” e com impacto direto em Portugal. Além do cenário externo, apontou também a “instabilidade interna que se tem prolongado e que está aos olhos de todos os portugueses”, como outro fator decisivo.
Sobre o papel presidencial, Gouveia e Melo defende uma atuação estratégica e reformista: “O Presidente da República, por ser eleito por maioria e não depender de partidos, pode contribuir decisivamente para a estruturação da política de médio e longo prazo e para reformas estruturais haver muito estão por fazer”.
Recusando comentar diretamente a atuação de Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Chefe de Estado, o almirante deixou claro que tem um perfil diferente: “Somos pessoas muito diferentes e, caso os portugueses considerem que eu tenho condições para ser Presidente da República, a minha forma de atuar será muito diferente”.
A três dias das eleições legislativas antecipadas, Gouveia e Melo garantiu que a sua candidatura não pretende interferir no processo político-partidário: “Tento não influenciar eleições que têm a ver com os partidos políticos”. No entanto, reconheceu que o tempo para o anúncio se tornava curto, nomeadamente porque “precisa de enviar convites para a cerimónia”.
Com esta confirmação, Henrique Gouveia e Melo junta-se a um leque cada vez mais amplo de candidatos a Belém, onde já estão confirmados Luís Marques Mendes, André Ventura, Mariana Leitão, André Pestana, Aristides Teixeira, Manuela Magno, Tim Vieira e Orlando Cruz.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ides entrar na ordem!!!!
Gouveia é PS 🙈🙈💰💰💰💰🫰💸💸💸
Se ele fizer o mesmo com o povo português como fez com os militares da marinha tamos tramados OH POVO ABRE OS OLHOS 😡😡
Ides entrar na ordem!!!!
Como poderemos votar num Presidente que a 4 dias de uma eleição faz um anúncio de candidatura. Já #chega de tanta parvoice
Mais um maçon a querer ir para o poleiro
E novidades,mas isso já se sabia a tanto tempo,não há almoços grátis, é só mais um no seguimento dos anteriores,ainda há dias deu mais uma despesa ao estado com as devidas indenizações aos marinheiros,nem para as vacinas quanto mais para o país.
Mais fantoche a candidatar-se á presidência da república.
Outro 🤡, que manda os seus homens pró alto mar em navio avariado.como estes se negaram , foram castigados.Felizmente houve justiça e foram absolvidos
Que Deus livre os nossos filhos e netos desse terror . Nunca votarei nisso. Que Deus me dê juízo e bom senso até ao meu último suspiro de vida.
Isso é um t4rro&
Esstamos lixados
Fazer uma boa equipa seria Gouveia de Melo e André Ventura penso que dava certo
Alberto Nobre Impossível ! Gouveia é socialista.
Não voto nele fui militar sei o que é 🫵🫵🫵