AgendaAlmada

Gonçalo Tavares apresenta documentário sobre Almada

A obra é denominada «Almada: uma cidade de pessoas, da cabeça aos pés, da terra ao mar» e faz parte das comemorações dos 50 anos da cidade do distrito de Setúbal.

O documentário foi apresentado esta terça-feira no auditório Fernando Lopes-Graça pelo autor..

Gonçalo M. Tavares, escritor e curador do projeto, explicou que este “foi um processo longo, que começou pela escolha das pessoas. Juntaram-se outros criadores, Os Espacialistas, e tentou-se fazer um documentário diferente, que quebrasse as lógicas da imagem pura, cortando-a com fotografias, com textos».

O objetivo prendeu-se com mostrar o modo como diferentes pessoas, com características diversas, convivem na cidade de Almada. “É bonito observar no mesmo trabalho, pessoas ligadas a uma livraria, ao mar… De repente, percebe-se que a mesma geografia serve pessoas distintas, com a mesma hospitalidade”, afirmou o escritor.

Na plateia estiveram presentes alguns dos protagonistas do filme, que segundo o autor são “pessoas muito generosas”, indivíduos que o autor pretendeu nomear um a um, como forma de agradecimento, mas também, de forma especial, a realizadora, Inês Sambas.

Depois da apresentação, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, juntou-se a Gonçalo M. Tavares para uma conversa em palco. “A cidade é como uma espécie de urgência, com pessoas a dirigir-se para sítios diferentes.

Mas o que salva a cidade é o olhar humano”, afirmou o autor. Há um “equilíbrio que é difícil de encontrar”, confessou a autarca, já que é necessário atender à “urgência do presente, sem nunca perder de vista a perspetiva da caminhada. Compete aos eleitos, a criação de condições para que as pessoas possam construir a sua própria cidade”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito