Mundo
Em Destaque

GNR resgata 15 migrantes em ato heroico no Mediterrâneo

No passado dia 5 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) protagonizou um resgate de 15 migrantes à deriva no Mediterrâneo, próximo ao Cabo Gata, em Almeria, Espanha.

A bravura e a solidariedade dos militares da GNR ficaram evidentes no recente resgate de 15 migrantes em perigo no Mediterrâneo. Através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) e da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador, os militares da GNR não hesitaram em intervir quando alertados para uma pequena embarcação à deriva ao largo do Cabo Gata, sudoeste de Almeria, Espanha.

A ação rápida e eficaz dos agentes da GNR foi crucial para garantir a segurança dos migrantes, que incluíam nove homens, três mulheres e três crianças. Conscientes das condições precárias da embarcação e do estado preocupante dos resgatados, os militares iniciaram imediatamente a operação de transferência para a segurança da LPC “Bojador”.

Durante o resgate, constatou-se que os menores estavam desidratados, sendo que uma bebé, com apenas seis meses, apresentava sinais de hipotermia. Os cuidados médicos iniciais foram prestados a bordo, demonstrando o compromisso humanitário dos agentes da GNR em preservar a vida e o bem-estar dos resgatados.

Esta ação da GNR faz parte da operação “INDALO 2024”, coordenada pela Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), que visa a vigilância fronteiriça, controle de imigração irregular e operações de busca e salvamento nas fronteiras externas da União Europeia.

Desde a sua chegada em 2021, a LPC “Bojador” tem desempenhado um papel vital em missões de busca e salvamento no Mediterrâneo, em cooperação com outras forças, como a Guardia Civil espanhola, a Guardia di Finanza e a Guarda Costiera italianas. Este resgate recente é mais uma prova do compromisso da GNR em proteger vidas e garantir a segurança nas águas do Mediterrâneo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito