GNR em Pegões: Vereador do PSD aplaude ação e alerta para falhas na imigração
O vereador do PSD, João Afonso, elogiou também a ação da GNR em Pegões, mas manifestou preocupação com a falta de controlo na imigração, defendendo a necessidade de uma entidade especializada como o SEF.
Na última reunião da Câmara Municipal do Montijo, o vereador do PSD, João Afonso, interveio sobre a nota de elogio da presidente da Câmara à ação da GNR em Pegões. O vereador congratulou a GNR por “remar contra a maré” na questão da imigração, destacando a incapacidade generalizada das entidades públicas em controlar o fluxo migratório.
João Afonso expressou satisfação com a mudança de discurso do Partido Socialista (PS) sobre o tema, recordando que, anteriormente, as suas preocupações eram recebidas como críticas. No entanto, o vereador manifestou preocupação com a falta de meios da GNR e com a reestruturação que aumenta a área de patrulhamento, sobrecarregando os militares.
O vereador alertou para a ausência de uma polícia especializada como o SEF, que, segundo ele, faz falta para lidar com a imigração. João Afonso mencionou ter conversado com imigrantes que reconhecem a falta de controlo nas entradas em Portugal.
João Afonso defendeu a retoma de uma entidade como o SEF, argumentando que a divisão das responsabilidades por várias entidades dificulta o controlo da situação. O vereador também criticou a falta de cumprimento das deportações decretadas pelos tribunais, referindo-se aos 25 autos de imigrantes em situação irregular no Montijo que não têm seguimento.
“Um país onde as decisões dos tribunais sobre esta matéria não são cumpridas não é para levar a sério”, afirmou João Afonso, expressando frustração com a falta de consequências práticas para o trabalho da GNR.
O vereador apelou à ação dos outros órgãos de soberania para resolver o problema da imigração, manifestando o desejo de que a situação em Pegões seja resolvida rapidamente.
A presidente da autarquia, Maria Clara Silva, respondeu ao vereador João Afonso sobre o assunto, elogiando a ação da GNR e anunciando uma reestruturação das forças de segurança na região.
“Estas ações, apesar de nem sempre terem consequências imediatas, são de extrema importância,” afirmou a presidente, reconhecendo o impacto positivo da presença da GNR junto da população.
A autarca revelou que felicitou o comandante da GNR pelo trabalho realizado, mencionando o reforço do posto de Canha com mais militares e viaturas. Além disso, anunciou que a Comissão de Proteção Civil Distrital também será alvo de alterações, visando otimizar os meios de socorro disponíveis.
“Sabemos que os meios são escassos, mas os militares vão fazendo o seu trabalho,” salientou Maria Clara Silva, destacando a importância da fiscalização e da atenção da GNR junto da população, que muitas vezes se sente desamparada.
A presidente da Câmara do Montijo encerrou a sua intervenção expressando a esperança de que a situação melhore com a reestruturação em curso, garantindo que a população se sinta mais segura e protegida.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







