Montijo
Em Destaque

GNR em Pegões: Vereador do PSD aplaude ação e alerta para falhas na imigração

O vereador do PSD, João Afonso, elogiou também a ação da GNR em Pegões, mas manifestou preocupação com a falta de controlo na imigração, defendendo a necessidade de uma entidade especializada como o SEF.

Na última reunião da Câmara Municipal do Montijo, o vereador do PSD, João Afonso, interveio sobre a nota de elogio da presidente da Câmara à ação da GNR em Pegões. O vereador congratulou a GNR por “remar contra a maré” na questão da imigração, destacando a incapacidade generalizada das entidades públicas em controlar o fluxo migratório.

João Afonso expressou satisfação com a mudança de discurso do Partido Socialista (PS) sobre o tema, recordando que, anteriormente, as suas preocupações eram recebidas como críticas. No entanto, o vereador manifestou preocupação com a falta de meios da GNR e com a reestruturação que aumenta a área de patrulhamento, sobrecarregando os militares.

O vereador alertou para a ausência de uma polícia especializada como o SEF, que, segundo ele, faz falta para lidar com a imigração. João Afonso mencionou ter conversado com imigrantes que reconhecem a falta de controlo nas entradas em Portugal.

João Afonso defendeu a retoma de uma entidade como o SEF, argumentando que a divisão das responsabilidades por várias entidades dificulta o controlo da situação. O vereador também criticou a falta de cumprimento das deportações decretadas pelos tribunais, referindo-se aos 25 autos de imigrantes em situação irregular no Montijo que não têm seguimento.

“Um país onde as decisões dos tribunais sobre esta matéria não são cumpridas não é para levar a sério”, afirmou João Afonso, expressando frustração com a falta de consequências práticas para o trabalho da GNR.

O vereador apelou à ação dos outros órgãos de soberania para resolver o problema da imigração, manifestando o desejo de que a situação em Pegões seja resolvida rapidamente.

 A presidente da autarquia, Maria Clara Silva, respondeu ao vereador João Afonso sobre o assunto, elogiando a ação da GNR e anunciando uma reestruturação das forças de segurança na região.

“Estas ações, apesar de nem sempre terem consequências imediatas, são de extrema importância,” afirmou a presidente, reconhecendo o impacto positivo da presença da GNR junto da população.

A autarca revelou que felicitou o comandante da GNR pelo trabalho realizado, mencionando o reforço do posto de Canha com mais militares e viaturas. Além disso, anunciou que a Comissão de Proteção Civil Distrital também será alvo de alterações, visando otimizar os meios de socorro disponíveis.

“Sabemos que os meios são escassos, mas os militares vão fazendo o seu trabalho,” salientou Maria Clara Silva, destacando a importância da fiscalização e da atenção da GNR junto da população, que muitas vezes se sente desamparada.

A presidente da Câmara do Montijo encerrou a sua intervenção expressando a esperança de que a situação melhore com a reestruturação em curso, garantindo que a população se sinta mais segura e protegida.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading