Distrito de Lisboa

GNR deteve quarteto por furtos em superfícies comerciais e ameaças

Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Franca de Xira detiveram um homem e três mulheres, com idades compreendidas entre 30 e os 40 anos de idade por furtos e ameaças, no concelho de Vila Franca de Xira.

Conforme o comunicado do Comando Territorial da GNR de Lisboa enviado às redações, as detenções ocorreram no dia 12 de junho, após uma investigação que decorreu durante um ano, na sequência de denúncias por furtos em estabelecimentos comerciais.

Esta operação contou com a colaboração do Posto Territorial da Trafaria do Comando Territorial de Setúbal, da estrutura de investigação criminal e do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Lisboa.

A investigação permitiu apurar que os suspeitos aproveitavam os períodos de maior afluência e com poucos funcionários nas superfícies comerciais, para colocar bens em carrinhos de compras, posicionando-se junto à porta de entrada, onde aproveitavam o momento mais adequado e acionavam o sensor de abertura da porta de entrada, para sair com os produtos subtraídos.

«Desta forma, furtavam diversos produtos alimentares, de bebidas e de higiene, que introduziam posteriormente em mercado paralelo, obtendo lucro avultado.»

No dia 12 de junho foi então dado cumprimento a quatro mandados de detenção e efetuada uma busca não domiciliária, em estabelecimento, que culminou na recuperação de diversos produtos, avaliados em milhares de euros, que foram restituídos às superfícies comerciais, tendo ainda sido apreendida uma viatura.

No decurso das diligências de investigação, foi possível apurar ainda que os detidos são suspeitos da prática de outros ilícitos da mesma natureza, ocorridos em Vilar de Formoso e Algarve, provocando um prejuízo que pode ascender a um valor superior a 50 mil euros.

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva a três dos detidos, sendo o quarto detido presente a interrogatório no dia 17 de junho de 2024.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito