
A GNR apreendeu 869 quilogramas de amêijoa-japonesa, avaliada em 12.600 euros, numa operação de fiscalização em Sesimbra, no distrito de Setúbal. A ação foi desencadeada após uma denúncia por transporte irregular de bivalves, revelando a falta de etiquetagem e documentação para rastreabilidade.
Durante a operação, conduzida pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) através do Destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa, foram inspecionados 67 sacos de bivalves, todos considerados impróprios para consumo humano.
Segundo a GNR, os bivalves apreendidos não apresentavam nenhum tipo de etiquetagem ou documentação necessária para comprovar a sua origem e qualidade higiossanitária. Este procedimento é essencial para garantir a segurança alimentar, já que bivalves podem representar risco à saúde pública quando fora dos padrões de controlo.
O condutor do veículo foi identificado e os bivalves foram imediatamente destruídos, conforme as normas de segurança alimentar. Esta apreensão destaca o trabalho da GNR na proteção da saúde pública e no combate a atividades ilegais relacionadas com a pesca e o comércio de produtos do mar.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito