Fuga de cinco detidos da prisão de Vale de Judeus coloca forças de segurança em alerta
Conheça a identidade dos cinco fugitivos
A fuga de cinco homens, detidos no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre durante a manhã deste sábado, colocou as forças de segurança em alerta.
Devido à perigosidade de alguns destes detidos em fuga a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Públicos, que confirmou a fuga pelas 10h00 de hoje através de uma escada, divulga as identidades dos cinco reclusos em fuga.
Entre os reclusos, estão três portugueses, um argentino e um inglês, e dois destes reclusos foram condenados a 25 anos de prisão, e quatro deles estavam sob medidas especiais de segurança.
As identidades destes reclusos, segundo a DGRSP são as seguintes:
Fernando Ribeiro Ferreira — 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;
Rodolf José Lohrmann — 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;
Mark Cameron Roscaleer — 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo;
Shergili Farjiani — 40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos;
Fábio Fernandes Santos Loureiro — 33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.
Fábio Fernandes Santos Loureiro é também conhecido como ‘Fábio Cigano’. A CNN Portugal refere que liderava um gang e que se dedicava ao tráfico de droga no Algarve, sendo conhecido como ‘o terror do Algarve’.
De acordo com a DGRSP, através de consulta das câmaras de vigilância, «é possível informar que a evasão se deu com ajuda externa através do lançamento de uma escada que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior”.
A entidade indica ainda que «conforme ao protocolado foram feitas imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos e internamente foi aberto processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado por Magistrado do Ministério Público».
O Correio da Manhã apurou que os reclusos tinham carros à sua espera no exterior da prisão, um Mercedes preto de pequenas dimensões.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito