Força Aérea transportou 41 pessoas, 4 gatos e 1 cão do Líbano para Portugal (c/ vídeo)
Missão recolheu 41 cidadãos do Líbano
A tripulação do avião C-130H, que integra a Esquadra 501 – Bisontes, na Base Aérea n.º 6 no Montijo, recolheu no Líbano 41 cidadãos, 16 portugueses acompanhados por 25 cidadãos de outras nacionalidades, familiares dos portugueses, 5 de Espanha, 8 do Líbano, 8 de São Tomé, 1 do Brasil, 1 de Angola, 1 da Rússia e 1 de França.
Além dos cidadãos, fizeram também esta viagem de saída de um país em guerra, um cão e quatro gatos seguiram a bordo, «mostrando que, mesmo nas situações mais extremas, ninguém fica para trás».
O voo foi feito no dia 4 de Outubro, e aterrou pelas 20h16 daquele dia na pista do Aeroporto de Lisboa, rumo ao Aeródromo de Trânsito N.º 1 da Força Aérea, depois de mais de oito horas de voo, mas a divulgação em vídeo foi feita esta sexta-feira pela Força Aérea na sua página de Facebook.
A missão foi desencadeada e coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em coordenação com o Ministério da Defesa Nacional.
A Força Aérea já foi responsável por repatriar 113 pessoas oriundas do Líbano, em dois voos diferentes, transportando cidadãos portugueses que pediram para deixar o país, na sequência do conflito espoletado por Israel no passado dia 23 de setembro com uma campanha de intensos bombardeamentos contra o movimento xiita libanês Hezbollah no sul e no leste do Líbano, mas também nos subúrbios sul da capital, Beirute.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Tudo português 🤔