Distrito de Guarda

Força Aérea lidera exercício de busca e salvamento em Seia em parceria com ANEPC e INEM

A Força Aérea Portuguesa, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), realizará um treino de cinco dias em Seia, de 15 a 19 de abril, focado em procedimentos de busca e salvamento em ambiente terrestre.

Durante esta semana, Seia torna-se o epicentro de um importante exercício coordenado pela Força Aérea Portuguesa em conjunto com a ANEPC e o INEM. Três helicópteros ligeiros AW119 Koala da Esquadra 552 – “Zangões” da Força Aérea – serão utilizados para testar procedimentos de voo e resgate em cenários de montanha, reforçando a capacidade de resposta em emergências.

Em comunicado, a FAP avança que a integração de entidades civis neste exercício é crucial, visando a harmonização de procedimentos e a otimização das operações de busca e salvamento. Além dos treinos práticos, a Esquadra 552 promoverá duas palestras sobre missões de busca e salvamento em ambiente terrestre, bem como simulacros destinados a aprimorar o dispositivo nacional de resposta a emergências.

O exercício, que decorre na sub-região das Beiras e Serra da Estrela, mobiliza um total de 37 militares da Força Aérea e mais de 300 operacionais da Proteção Civil, incluindo elementos da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil e Bombeiros de várias regiões do país, além de elementos do INEM e do Grupo de Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. Uma equipa técnica da Escola Nacional de Bombeiros também participará, contribuindo para a melhoria contínua da formação.

A Esquadra 552, sediada na Base Aérea N.º 11 em Beja e com alerta permanente na Base Aérea N.º 8 em Ovar, desempenha um papel vital nas operações de busca e salvamento, tanto em ambiente marítimo como terrestre.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito