Força Aérea e Exército realizam missão nocturna inédita no Campo de Tiro de Alcochete
Exercício decorreu durante a noite

A Força Aérea e o Exército Português realizaram um treino operacional conjunto «inédito», no âmbito do exercício Airborne Dagger 25, no Campo de Tiro de Alcochete, no qual estiveram empenhados três meios aéreos diferentes: um avião C-130H, um C-295M e um KC-390.
O exercício consistiu na largada de 180 paraquedistas do Exército Português durante a noite, em simultâneo, no Campo de Tiro de Alcochete – Samora Correia.
Conforme a informação da Força Aérea «a realização de saltos de abertura automática em condições de visibilidade reduzida não acontecia desde 2018.
Esta operação contribui para o treino conjunto e para a atualização dos procedimentos operacionais, destacando-se desta vez a participação do avião KC-390, da Esquadra 506 – ‘Rinocerontes’, que realizou pela primeira vez aquela missão durante a noite.»
Para a Força Aérea «o facto de três aviões da Força Aérea participarem em simultâneo torna aquela missão ainda mais relevante por ter contribuído para uma maior interoperabilidade e para o treino operacional das Esquadras 501 – ‘Bisontes’, 502 – ‘Elefantes’ e 506 – ‘Rinocerontes’».
No mesmo local decorreu também treino de tiro coletivo em fogo real por parte dos paraquedistas, «uma componente fundamental para o treino de combate».
«Este exercício não só fortalece a preparação contínua da Força Aérea e do Exército, como também proporciona uma experiência valiosa de colaboração entre as duas forças, assegurando a máxima prontidão para a execução de missões em diversos cenários operacionais.»
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito