Cantinho da BicharadaCultura

‘Flow’: filme de animação nomeado para os Óscares tem ‘vozes’ de animais reais

Filme já venceu um Globo de Ouro

Quem não gosta de ver um filme com animais? Da Lassie às animações de «A vida secreta dos nossos bichos», todos já passámos algumas agradáveis (ou chorosas) horas a ver os patudos na grande tela.

Este ano há mais um filme a fazer furor, e a qualidade deste levou mesmo a que esteja nomeado para duas categorias aos Óscares, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme de Animação, e já tenha vencido o Globo de Ouro na categoria Melhor Animação.

E se nestes filmes, normalmente a voz é dobrada por actores, no caso do filme que falamos, ‘Flow’, filmado na Letónia, com um baixo orçamento e através de software gratuito, todas as personagens têm as suas vozes dobradas por animais reais.

No caso da personagem principal, foi Miut, a gata do engenheiro de som do filme, Gurwal Coïc-Gallas, quem deu a ‘voz’ a este solitário gato abandonado, que vive numa floresta até ao dia em que uma inundação o obriga a conviver com animais de outras espécies dentro de um barco.

Esta produção, dirigida por Gints Zilbalodis, não tem diálogos entre os animais, tornando-se assim o som um elemento essencial para transmitir a magia da narrativa.

A gata Miut foi escolhida pelo próprio tutor para dar vida à personagem principal, mas nem todo o processo foi fácil, e não foi à primeira que conseguiu captar os sons à agora estrela felina, tendo mesmo de substituir os microfones colocados dentre de casa, porque Miut não os aprovou.

Todos os animais que surgem nesta aventura tiveram as suas vozes captadas a animais reais, e o Golden Retriever que partilha a aventura no barco, foi inspirado no cão do próprio diretor.

O filme demorou cinco anos e meio a completar, e em vez de desenhar storyboards o realizador optou por construir grandes cenários em 3D, pelos quais passeou as câmaras.

A animação é uma reflexão acerca da vida dos animais e a sua relação com a natureza e os humanos, ressaltando a importância de respeitar e valorizar todas as espécies.

‘Flow’ não é apenas um filme sobre animais, mas é sim um filme para os animais, uma celebração das suas vidas, das suas dificuldades, e um convite a que os ‘seres humanos’ os respeitem, e olhem com mais empatia.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito