AçoresDesporto

Figueiras Cup 2022 arranca a 10 de junho com apoio reforçado da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Foi apresentada esta semana uma das mais importantes provas desportivas de Ponta Delgada

A quinta edição do torneio Figueiras Cup, organizado pelo Clube Desportivo de Santo António, decorrerá entre os dias 10 e 12 de junho e a iniciativa, que, este ano, conta com o apoio financeiro reforçado por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai juntar mais de 300 pessoas, entre palestrantes, técnicos, e jovens atletas. A verba atribuída para esta edição é de 7.000 euros.

“Este torneio fará da costa norte a capital do futebol em São Miguel de 10 a 12 de junho e é diferente de todos os outros, apesar de também importantes pela sua dimensão, características e objetivos”, afirmou o Vice-presidente do Município na conferência de imprensa de apresentação do torneio de futebol que teve lugar, esta sexta-feira, no hotel Vale do Navio, localizado na vila das Capelas.

Para Pedro Furtado,  o Figueiras Cup apresenta “a mesma qualidade de todos os outros torneios” levados a efeito na Região e a sua realização é tão mais importante quando se registam os seus contributos para a promoção turística da ilha, bem como  o respetivo alinhamento “com a política de descentralização do município de Ponta Delgada e estratégia de coesão territorial ”.

Por esses mesmo argumentos, fez questão de sublinhar o autarca, a Câmara Municipal de Ponta Delgada “aumentou o valor da comparticipação ao torneio este ano”, reconhecendo a “organização e planeamento” do Clube Desportivo de Santo António e  encontrando nele capacidade para “projetar e fazer crescer ainda mais o evento no futuro”.

Tal como ressalvou – corroborando das palavras do presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Robert  Câmara, assim como das do presidente do clube, Bruno Lourenço, e do coordenador da formação, José Farias – ,  “o torneio realiza-se em Santo António, mas tem uma projeção regional e nacional que é digna de registo”.

O Figueiras Cup regressa após dois anos de interrupção por força das condicionantes da Covid-19, e, nesta que é a sua quinta vida, vai contar com a participação de 13 equipas, sendo 11 dos Açores, uma de Portugal Continental e uma da Guiné-Bissau, todas representadas com escalões de formação sub-10 e sub-13.

Neste seu regresso, para além da vertente desportiva, o torneio contempla uma componente socioeducativa na programação, pelo que os jovens atletas no torneio terão acesso a ações formativas e palestras de sensibilização que abordarão temas como ambiental, higiene oral e psicologia infantil.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito