Festival Sete Sóis Sete Luas: A receção de Marcelo Rebelo de Sousa às cidades participantes!
O evento promove o intercâmbio cultural e artístico entre municípios de Portugal e do exterior, durante o encontro, foi celebrada a memória de José Saramago, figura central na criação do festival.

Mais de 20 cidades, portuguesas e internacionais, participaram no 22.º Encontro das Cidades da rede do Festival Sete Sóis Sete Luas, um evento de grande importância para o intercâmbio de ideias, boas práticas e iniciativas culturais entre as cidades parceiras do festival.
O encontro teve lugar na emblemática cidade de Mafra, em Portugal, onde se encontra o famoso Palácio Nacional, cenário que inspirou o romance Memorial do Convento de José Saramago. O nome do festival é uma homenagem às personagens principais do livro, Baltazar Sete Sois e Blimunda Sete Luas, símbolos de liberdade, imaginação e cooperação cultural.
O Festival Sete Sois Sete Luas ocorreu de 4 a 6 de abril, e teve a honra de recordar o seu antigo presidente honorário José Saramago, cuja visão e legado continuam a ser uma inspiração para o festival.
Saramago foi uma figura fundamental na criação e desenvolvimento do festival, que espelha os seus ideais de cooperação, imaginação e liberdade cultural.
A presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio Saramago, esteve presente e recebeu os presidentes de Câmara e Vereadores das Cidades Sete Sóis na sede da Fundação Saramago em Lisboa.
Entre os representantes dos municípios portugueses que marcaram presença no encontro, destacam-se os presidentes e vereadores dos Municípios de Castelo Branco, de Castro Verde, de Elvas, de Mafra, de Montemor-o-Novo, de Odemira, de Oeiras, de Pombal, de Ponte de Sor e do Sabugal.
Antes da receção em Mafra, todas as Cidades foram recebidas pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
O Presidente da República teve a honra de guiar as delegações municipais numa visita ao Palácio, proporcionando uma experiência única de imersão na história e na cultura portuguesa, durante a receção, as delegações foram calorosamente acolhidas e realizou-se uma simbólica troca de presentes.
Os presentes recebidos foram de diversos tipos, incluindo livros, líquidos tradicionais e objetos de artesanato, reforçando os laços institucionais e culturais entre os municípios e o festival.
O encontro reafirmou a importância da rede do Festival Sete Sóis Sete Luas como plataforma de cooperação cultural entre as cidades participantes, promovendo o intercâmbio artístico, musical e literário.
“Os representantes municipais regressaram desta experiência enriquecidos por novas perspetivas e com o compromisso renovado de continuar a valorizar e promover a cultura local no cenário internacional do Festival” disse Simona Leggerini a assistente de produção do festival
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito