Palmela

Festival Queijo, Pão e Vinho recebe 17 mil visitantes

O Festival Queijo, Pão e Vinho, que decorreu neste último fim de semana (4 a 6 de abril) em S. Gonçalo, Cabanas (Quinta do Anjo), recebeu cerca de 17 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer e degustar os produtos locais do território Arrábida.

A iniciativa abriu o calendário de eventos 2025 do concelho de Palmela, nesta 29.ª edição, foi retomado o Concurso de Queijos, que não se realizava desde 2019, ano qual a “Queijaria Santiago” foi a vencedora, na categoria de Queijo Seco e na de Queijo de Azeitão.

O Festival foi organizado pela ARCOLSA, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, e contou com a presença de 17 mil visitantes, ao longo do fim de semana.

Devido ao Curso de Provadores que a Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA) realizado no início do ano, sob direção técnica do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, foi possível que o Painel Oficial de Provadores de Queijo de Azeitão fosse renovado, os diplomas de participação no curso foram entregues na abertura do Festival.

Devemos também destacar a Corrida de Ovelhas 100% Raça Saloia, demonstrações de tosquia, atividades equestres, o espetáculo em estreia da Orquestra Ligeira e Coro da Sociedade de Instrução Musical, atividades desportivas, Oficina, Showcooking e Espaço Infantil, que auxiliaram a magnitude deste evento.

A par da gastronomia, os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir alguns produtos regionais diretamente presentes, como o queijo, pão, vinho, licores, bolos, compotas, mel, fruta, frutos secos e salgados.

Nesta edição, o Festival continuou a afirmar-se como um Ecoevento, enquadrando-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 — Produção e Consumo Sustentáveis.

O presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, recordou o percurso do Festival ao longo destas 29 edições, até se tornar no evento dedicado aos produtos e produtores da Arrábida que é atualmente, agradecendo aos expositores, ao Município e à Junta de Freguesia, “parceiros sem os quais não seria possível a realização do Festival”.

Álvaro Balseiro Amaro, presidente do Município, saudou os produtores “pela sua resiliência e dedicação” e também quem iniciou o Festival e fez parte do seu percurso ao longo dos anos. “Estamos aqui a celebrar os saberes e sabores da Arrábida, o Queijo de Azeitão é rei e este saber fazer está a ser honrado, associando outros produtos, como os nossos vinhos, tudo feito genuinamente, a partir do que é autêntico na Arrábida”.

Luís Miguel Calha, vereador do turismo, faz um balanço positivo do certame, que “promove os produtos locais, afirma-se como um atrativo turístico e valoriza a identidade regional” A chuva afetou a afluência ao evento, mas não qualidade, do que é hoje uma marca turística da região», considera o autarca.

O presidente da Junta de Freguesia, António Mestre, referiu que todos os parceiros envolvidos na organização do Festival vão lutar para que o espaço da ARCOLSA “venha a ser um centro de exposições, digno de acolher os visitantes e os produtores”.

“Naquilo em que a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa puder ajudar na concretização do sonho de termos aqui um espaço condigno, estarei aqui para vos ajudar”, garantiu a presidente, Carla Salsinha, reconhecendo a importância deste evento.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito