AgendaCultura

Festival Luísa Todi regressa com programação de luxo e momentos imperdíveis em Setúba

Setúbal recebe, de 4 de janeiro a 2 de fevereiro, a segunda edição do Festival Luísa Todi, com espetáculos únicos, artistas de renome e uma programação cultural diversificada que homenageia a célebre cantora lírica portuguesa.

O Festival Luísa Todi voltou para a sua segunda edição, com uma agenda repleta de espetáculos únicos que prometem cativar o público de 4 de janeiro a 2 de fevereiro em Setúbal. O evento, que celebra a vida e a obra da célebre cantora lírica portuguesa, traz grandes nomes da música clássica, atuações encenadas e momentos emocionantes.

A abertura acontece no dia 4 de janeiro, às 11h00, no emblemático Convento de Jesus, com o concerto encenado ‘Os Três Barítonos’, que reúne Gonçalo Martins, Diogo Oliveira e João Merino, acompanhados ao piano por Tiago Mileu. Inspirado nos lendários ‘Três Tenores’, este espetáculo promete momentos de humor e as mais icónicas árias para barítono.

O dia 9 de janeiro, também às 11h00, marca a cerimónia oficial de abertura na Glorieta a Luísa Todi, com homenagens junto ao busto da artista, apresentações da soprano Helena de Castro e atuações da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

Entre os destaques, estão o cineconcerto ‘O Americano’, no Fórum Municipal Luísa Todi, a 10 de janeiro, às 21h00, e o concerto encenado ‘As Três Sopranas — I’m the Star of the Night!!!’, no dia 11, no mesmo local. Com um toque teatral, as sopranos Constança Melo, Helena de Castro e Mariana Chaves, acompanhadas pela Orquestra do Festival, disputam o protagonismo numa atuação que promete surpreender.

O festival apresenta ainda opções para o público jovem e familiar, como o musical ‘Kate e o Skate’, no dia 12, e ‘Árias Desenhadas para Crianças’, no Auditório Bocage, a 17 de janeiro. Outro momento especial será o recital ‘Canto de uma Vida’, com o tenor Carlos Guilherme, no dia 24, no Auditório da Escola Secundária D. João II.

A programação culmina a 1 de fevereiro, com o recital ‘Brasil Ancestral e Moderno’, protagonizado pela soprano Graça Reis e o pianista Eduardo Jordão, na Igreja do Convento de Jesus, às 11h00. O encerramento, no mesmo dia à noite, no salão nobre dos Paços do Concelho, será marcado pelo concerto ‘Constança e a Orquestra de Assobios’, sob direção dos maestros Jorge Salgueiro e Aldo Brizzi, do Núcleo de Ópera da Bahia.

Organizado pela Associação Setúbal Voz e pela Câmara Municipal de Setúbal, o festival homenageia Luísa Todi (1753–1833), uma das figuras mais influentes da história cultural de Portugal, que conquistou plateias de Berlim a São Petersburgo.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito