Agenda

Festival Internacional de Cinema chegará ao Seixal em outubro

O FiSahara aborda a cultura e os direitos humanos do povo do Saara Ocidental através da arte cinematográfica. O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal receberá os três dias da iniciativa, 3, 4 e 5 de outubro, pelas 21h30.

Foi com o objetivo de consciencializar a população, que foi criado o Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, ou FiSahara.

Define-se como uma coletânea de filmes, de diferentes realizadores e centra-se na ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental, bem como na cultura e os direitos humanos daquele povo.

Devido a toda a temática do festival cultural, a entrada é gratuita em todos os filmes que serão mostrados, durante os três dias. Para garantir o seu lugar basta procurar por FiSahara no site da Câmara Municipal do Seixal e entrar num dos painéis do evento, onde encontrará um formulário ‘online’ para ter acesso ao bilhete.

O FiSahara foi criado em 2003 por elementos do povo saarauí e desde então percorre o mundo para levar as problemáticas e como esta população vive ao senso comum dos cidadãos.

No dia 3 de outubro, o festival começa com a apresentação do filme “A Vida nos Campos”, uma obra gravada no México, Saara Ocidental e Espanha em 2020. Tem uma duração de 53 minutos, sendo apresentado no idioma árabe hassani. Esta produção fala sobre o modo de vida dos saarauís e como muitas famílias acabaram por viver no exílio em campos de refugiados.

No dia 4 de outubro vão ser apresentados vários filmes com histórias de reflexão sensíveis. O tema é “A Mulher Saarauí” com 82 minutos. Aqui vai ser apresentado o filme “Mutha y la muerte de Hamma-Fuku”, uma obra sobre uma pessoa que procura minas antipessoais no deserto do Saara Ocidental e que, todos os dias, enfrenta a morte.

No último dia, 5 de outubro, será apresentado um conjunto de dois filmes, chamado “O Espólio de Recursos Naturais”. Agora, que durará 58 minutos, vão ser mostrados os filmes Ocupación S.A., de Laura Dauden e Sebastián Ruiz Cabrera, e 3 Cámaras Robadas | 3 Stolen Cameras, de Equipe Media e RåFILM . Na primeira realização será retratada uma traição, uma abordagem minuciosa e sem precedentes. O documentário apresenta os nomes dos empresários e políticos espanhóis envolvidos na exploração económica do Saara Ocidental, a última colónia em África e um dos territórios mais violentos, militarizados e censurados do mundo.

Os testemunhos registados neste documentário revelam a cadeia de silêncios e mentiras que começa nos centros de poder europeus e termina nas cidades ocupadas por Marrocos, onde os homens e as mulheres saarauí resistem à privação e negação dos seus direitos. Já o último filme deste festival internacional fala sobre como os membros do coletivo Equipe Media no Saara Ocidental lutam para manter as suas câmaras de filmar seguras. Esta é a história sobre como ultrapassar a censura numa zona onde as autoridades marroquinas conseguiram implementar um bloqueio, quase absoluto, aos meios de comunicação social.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito