O Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos mais icónicos e influentes eventos do mundo cinematográfico, anunciou que deixará de utilizar a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter e agora propriedade de Elon Musk. Esta decisão marca o fim de uma presença de 15 anos na plataforma, com a página oficial do festival, que atualmente conta com 133,5 mil seguidores, a ser encerrada no dia 31 de dezembro de 2024.
A Berlinale, que celebrará a sua 75.ª edição de 13 a 24 de fevereiro de 2025, orientou os seguidores a acompanharem as novidades em outras redes, como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e no seu site oficial. Em comunicado, a organização agradeceu aos seguidores pelo apoio ao longo dos anos na plataforma e declarou: “A Berlinale decidiu despedir-se do X a 31 de dezembro de 2024. Obrigado por nos seguirem aqui estes anos. Fiquem ligados a todas as coisas da Berlinale no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e no nosso site. Vemo-nos lá! #Berlinale.”
Embora o festival não tenha especificado os motivos para abandonar a plataforma, é provável que a decisão esteja ligada ao aumento de desinformação e conteúdo abusivo que muitos observam desde que Musk assumiu o comando do X em 2022. Considerando o perfil progressista e culturalmente engajado da Berlinale, o afastamento de uma plataforma que muitos associam a uma mudança para o discurso extremista faz sentido.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ainda bem que essa merda não infesta o X.
Menos uma página de propaganda comunista.