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Fertagus reforça comboios, mas passageiros enfrentam lotação insustentável

Apesar do aumento na frequência de comboios, a Fertagus enfrenta críticas devido à redução de carruagens e comboios sobrelotados.

Desde 15 de dezembro, a Fertagus implementou mudanças significativas nas ligações ferroviárias entre Setúbal e Lisboa, com intervalos mais curtos entre comboios: 20 minutos nas viagens de longo percurso e 10 minutos entre Lisboa e Coina durante as horas de ponta. Porém, o que poderia ser uma melhoria para os passageiros tornou-se uma fonte de frustração. A redução do número de carruagens tem deixado milhares de utilizadores sem acesso ao transporte, especialmente nas movimentadas horas de maior tráfego.

Passageiros relatam uma experiência caótica, com comboios lotados e estações como Pragal a tornarem-se pontos críticos de desorganização. Maria Lopes, residente na Margem Sul, descreveu à Antena1: “Mesmo com mais horários, os comboios não conseguem acomodar todos os passageiros. É um caos total”.

A Fertagus admite que estas alterações foram necessárias para lidar com o aumento da procura, que subiu 30% na última ligação Lisboa-Setúbal. No entanto, a sobrelotação resultante expõe uma lacuna nas medidas adotadas. Para mitigar a tensão nas estações, a empresa recorreu ao apoio da PSP, que tem auxiliado na gestão de fluxos de passageiros.

Apesar das explicações, muitos utilizadores expressam insatisfação, pedindo soluções mais robustas. “Aumentar a frequência sem garantir capacidade suficiente é inútil. Precisamos de mais carruagens ou reforços nas infraestruturas”, criticou João Marques, passageiro habitual.

A Fertagus assegurou que recolhe dados para avaliar o impacto das mudanças e considera alternativas para melhorar o serviço. No entanto, para já, milhares de passageiros continuam a enfrentar dificuldades diárias para chegar aos seus destinos.

As promessas de “melhorias para estações como Penalva, Pinhal Novo e Setúbal”, feitas no final de 2024, parecem insuficientes perante o cenário atual. A empresa reforçou a frequência para Coina durante fins de semana e feriados, mas a sobrelotação agravou-se num curto espaço de tempo, deixando o futuro do serviço em aberto.


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73 Comentários

  1. INFORMAÇÃO AO PÚBLICO – FERTAGUS

    A Fertagus tem acompanhado atentamente a implementação do novo horário comercial, que está em vigor desde o dia 15 de dezembro e estamos vigilantes à evolução da procura, com vista a continuar a servir os nossos clientes da melhor forma possível.

    Nesse sentido, informamos que durante esta semana estão a ser efetuadas validações de contagens de passageiros e, se for validada a atual perceção da procura, no dia 20 de janeiro iremos proceder a alterações na afetação dos comboios duplos e simples nos períodos de ponta, no sentido de garantir uma melhor adequação à procura.

    Agradecemos a compreensão e continuaremos a monitorizar a situação de forma rigorosa e a fazer as alterações necessárias para garantir um melhor serviço.

    A nova oferta será publicada no dia 17 de janeiro no website da Fertagus.

    https://www.fertagus.pt/Fertagus-pt/Viajar/Comunicados-e-Campanhas/Informa%C3%A7%C3%A3o-ao-P%C3%BAblico

  2. Vergonhoso, continua a ser vergonhoso este serviço público. Não melhorou em nada, nem antes e muito menos agora.

      1. Eduardo Castanho se fosse publica era a mesma coisa ou pior.

      2. Carlos Manuel Silva Dias É perfeitamente possível … Mas não são.

  3. Impensável comboios com apenas 4 carruagens.

  4. A Fertagus aumentou a oferta de 100 para 2×50 lugares? Grande ideia!

    1. Qual a entidade que fiscaliza a lotaçao dos comboios? Insegurança e falta de condiçoes de salubridade nas viagens do comboio Fertagus

  5. Fertagus a querer mandar areia para os nossos olhos! Como é que se reforça comboios sem comboios?

  6. Quando fazem uma mudança os superiores deviam testar primeiro! E depois ver se funcionava. Sou cliente Fertagus desde 1998!

  7. Não houve nem nunca se reforçaram a frequência e o número de carruagens entre Coina e Lisboa. A periodicidade é a mesma neste percurso, mas o número de carruagens passou para metade, em especial no percurso com mais de 70% do número de passageiros. Tanta mentira na escrita dos jornais. Por favor, pesquisem antes de publicarem!

  8. Triste é viver num país em que se precisa destes transportes… Disto não falam os políticos…

  9. Desde que começou a nova operação e os passes a 40€ TUDO lutou. A Fertagus sempre foi cheio como é normal mas isto está o caos geral. Enfim, que tudo um dia melhore 🍀

  10. Reforçar comboios sem comboios e difícil.

  11. Muito se tem escrito, muito mais se irá escrever. Ideia, foi boa, mas, fazer omoletes sem ovos, não cabe na cabeça de ninguém. Então, se a Fertagus, apenas dispõe de salvo erro, 18, composições, ao fazer esta alteração, ou comprava material circulante, ou, foi o que fez, diminuiu o número de composições, em vez de 8, passou a 4. Quanto a frequência, ainda está longe de esgotar a capacidade da infraestrutura. Mas já agora, só uma pergunta, leio muita indignação aqui, mas já reclamaram onde de direito? Eu já o fiz, se não fizeram, façam.

  12. A Fertagus só aumentou a frequência de comboios para Setúbal, o número de composições é o mesmo. Portanto menos oferta pois os comboios longos são menos frequentes. Sem ovos não há omeletes. São precisas mais composições.

  13. Andar de comboio em hora de ponta é uma tristeza, e eu apanho em Coina, vou sempre sentada, mas é muito injusto quem paga o mesmo que eu, que entra nas estações seguintes e passa as passinhas do Algarve só para entrar no comboio e fazer s dua viagem para um longo dia de trabalho ou escola

  14. se só vivesse portugueses em Portugal tudo o que temos chegava muito bem e ainda sobrava mas com estas políticas de migração descontrolada não chega nem vamos a lado nenhum cada vês mais misera e criminalidade e o que temos meu rico Portugal de outros tempos por isso voto CHEGA- Portugal Unido

    1. Afonso Vitorino pois a criminalidade não é dos emigrantes , mas sim dos tugas que querem boa vida e pouco ou 0 trabalho , mal de Portugal se não houvessem emigrantes .

      1. Arsénio Chula Lopes eu disse migrantes não emigrantes ok não sabe diferença estudasse

      2. já agora meu amigo Portugal passa bem sem esses emigrantes que você defende

      3. Afonso Vitorino então quem é que vai trabalhar em Portugal ,

      4. Afonso Vitorino vai tomar no ku
        Não educan os filhos depois vem falar dos emigrantes
        Não sei que seria de Portugal sem emigrantes os hotéis e as fábricas não só vão fechar

      5. Alicia Santos no cu vai tu tomar escarumba do caralho vai mas é para a tua ilha que tás aqui a mais

    2. Afonso Vitorino se só houvesse portugueses em Portugal, quem fazia o trabalho que os portugueses não fazem.

  15. Isto nada tem a ver com maquinistas nem outro pessoal da fertagus, tem a ver sim com uma empresa que aluga comboios e paga por circular nas via férrea, sem material circulante próprio, que reduz o dia à dia das pessoas o equivalente a transporte animal.

  16. Sempre foi assim; nada a ver com o reforço; demagogia

  17. A lotação está insustentável porque com a crise da habitação e rendas incomportáveis em Lisboa há cada vez mais pessoas a viver deste lado do rio, podem meter o dobro dos comboios que enquanto houver cada vez mais pessoas a viver na margem sul isto não vai melhorar. Têm é de haver alternativas sérias ao comboio.

  18. Ultimo comboio de setubal para lisboa as 23h e 3 minutos uma vergonha

  19. reforçou comboios mas, parece que as composições encolheram em número de carruagens.

  20. Os novos horários de 20 em 20 minutos são uma falácia, porque para quem mora além Coina sofre atrasos significativos e apenas existem 4 composições para o percurso mais longo, sobretudo nas horas de ponta que não se inicia às 7 da manhã, mas sim a partir das 6 horas. O mesmo acontece no regresso, até Coina os comboios circulam mais ou menis dentro do horário, mas para Setúbal tem um atraso médio de 10 a 12 minutos, numa visgem quese torna insuportável para toda a gente.
    A medida só seria proveitosa se houvesse mais carruagens, não havendo, a Fertagus, não pode continuar com esta manobra de maltratar os utentes.

  21. O problema nunca foi o s horário,s. O problema é ter FALTA de material, são 18 UQEs para cobrir Lisboa a Setubal, ainda não perceberam???????????????????

  22. Não aumentaram! Não melhoraram nada! Muito pelo contrário. Em vez de falarem é monotorizarem, os grandes gestores e autarcas responsáveis por esta medida , vão mas ver e sentir no local. Experimente entrar em Corroios entre as 07h30 e as 08h30, por exemplo…e o que a PSP vai fazer? Prender os passageiros???

  23. Não entendo como as pessoas querem mais comboios se não existem linhas suficientes
    Atravessar a ponte também a CP usa a Fertagus utiliza mas só existem 2 linhas ida/volta. No Areeiro passam vários comboios com vários destinos, a Fertagus com mais comboios vão parar onde? Se souberem digam. Sim existe comboios com 4 carruagens estão cheios certissimo. Mas mais comboios para Setúbal foi uma boa ideia. Imagino a ginástica para a circulação sem haver choques. O que está acontecer é a quantidade de famílias que adquiriram casas na margem sul faz cada dia haver comboios com mais pessoas. Comboios 10 em 10 minutos na Fertagus perguntem como é na CP. Greves? Só existem comboios eliminados quando as Infraestruturas fazem greve. Porra nunca se está satisfeito. Deixo o obrigada aos motoristas da Fertagus

    1. Teresa Reis resolver horários não é fácil. Mas dar mais comboios à população, faz sentido. Se querem mais utilisadores desde Setúbal, têm de ter mais comboios, claro. Não fazia sentido só os de Coina para a frente, terem comboios mais frequentes.
      Eu que sou passageira de uma estação anterior, estou feliz por os ter de 20 em 20 minutos.
      Se fosse à Fertagus voltava a ter todos os comboios de hora a hora com 8 carruagens.
      E depois víamos, se gostavam disso. Talvez se sentissem mais à vontade…😉

    2. Teresa Reis o problema é que as composições dos comboios da Fertagus são mais pequenas.
      Antigamente o número de comboios longos era maior

    3. Teresa Reis quandp de Coina partiam combois de 10 em 10 mint. E para Setubal só de hora a hora estava tudo bem ,que se lichem os de Setubal, agor já miam, a istochama se só olhar para o nosso unbigo. Estou para lá de coina.

  24. Vale mais ir morar para a beira baixa,vida tranquila, chega se ao emprego rápido,e deixo um cheirinho,as terras Vila de rei, sertã e oleiros até pagam livros até ao 12 e estudos na universidade.

  25. Vergonha estas alterações. Onde está a segurança dos passageiros que viajam ao molho??? Ninguém fiscaliza estes corruptos

  26. Gestão ingénua e ridícula. Se se aumenta os horários de circulação e não se aumenta o material circulante (carruagens), naturalmente que em hora de ponta há menos comboios…..
    Antes de mais, comprem mais carruagens…depois sim aumentem os horários….

  27. Reforça horários, porque o né de carruagens é menor principalmente nos comboio para Setúbal… andam sempre ao contrário do lógico!!

  28. Roma-areeiro para setubal parte com 4 carruagens em hora de ponta. Sendo o maior trajeto deveria ter mais carruagens

    1. Tytta Patricia será que a estrutura da ponte está preparada para isso. Por vezes à razões que não apenas as de falta de competência.

  29. A carris também principalmente no período escolar

  30. O comboio que arrancou ontem do Pinhal Novo por volta das 19 horas era duplo, por isso deve ter vindo de Lisboa como duplo também. Já devem ter chegado há conclusão que durante umas 2 horas de cada hora de ponta (manhã e tarde), têm que fazer serviço com comboio duplo, não existe outra opção.

  31. Como é possível ontem o comboio das 18.13 para Setúbal ser de 4 carruagens? Em Roma-Areeiro já saíu lotado.

    1. Maria José Coelho Martins Bem verdade. Em Campolide os funcionários da Fertagus a empurrar as pessoas para dentro das carruagens 😢😢😢
      Estamos num país do subdesenvolvido.

      1. Isabel Antas essa de empurrar as pessoas para dentro dos comboios é uma prática ja antiga no Japão, país desenvolvido. Desconhecia que já tínhamos chegado aí.

      2. João Soares bem verdade.
        Está o caos instalado

    2. Maria José Coelho Martins e tivemos direito , além de apertos tipo lata sardinha, tb houve direito a cascata de água…chovia mais dentro comboio que na rua…

    3. Maria José Coelho Martins agora e assim todos os dias…. O que apanhei na sexta feira ,até teve a queda água

  32. É a Fertagus e a Carris. Trabalhar em Lisboa tornou-se um pesadelo.

  33. O problema é que a Fertagus tirou capacidade, já em si sobrelotada, do troço Coina – Roma Areeiro (como a redução de comboios duplos para simples) e aumentou no troço entre Setúbal e Coina.

    O resultado não podia ser outro.

    E, quem estava à frente das decisões sabia disso. Simplesmente ignoraram. Sim, a presidente da Fertagus Ana Cristina Dourado.

    Não são eles que passam mal. É o povo com os comboios sobrelotados que mal se consegue respirar.

  34. Chegamos ao trabalho já cansados..😢mas a Fertagus diz que está tudo bem…

  35. Um serviço cada vez pior
    Cada vez mais cheios e esta mudança de horários ainda piorou as coisas

    1. Daniel Ferreira piorou? Olhe para mim melhorou bastante .
      Passei a ter 3 comboios/hora, em vez de 1 só…
      Como vê os pontos de vista são diferentes, conforme o umbigo que cada um tem.
      Pense se gostava de voltar a ter 1 comboio de hora a hora…
      Pense!!!!

  36. Claro a Fertagus precisa de carruagens isso sim

  37. O problema não é tanto os horários, mas o facto de a Fertagus ter sido dimensionada nos Anos 90, quando o Pinhal Novo não tinha tanta população.

    Os comboios que vão só até Coina, deveriam ir até ao Pinhal Novo, porque é aí que os comboios enchem atualmente. Já não enchem só em Coina…

    1. Ricardo Silva e com tanto prédio novo a ser construído, ainda vai ser pior….rodas as pessoas novas que vão residir no pinhal novo, tem de ir para algum lado….e uma questão de tempo… Que vai ficar pior do que o está….mas estas decisões são só de gabinete… Não tem noção da realidade atual

      1. Vitor Manuel claro.

        Até porque um dos fatores principais para a malta que sai de Lisboa ir para o Pinhal Novo é exatamente o acesso ao comboio.

        E quando fizerem o TGV-Aeroporto-Ramal até ao Montijo, ainda vai ser pior.

    2. Ricardo Silva enquanto se tiver decisões de gabinete de quem não percebe nada disto….se calhar nunca andou de comboio… Por isso não sabe,ou não querem saber

    3. Ricardo Silva ora aqui está um comentário, com sentido. Fazerem mais horários só até Coina é que foi um erro. O Pinhal Novo tem muita população e é uma estação de interligação com a CP.
      Só aí podemos apanhar os comboios de longo curso. Passariam a apanhá-los directamente para Roma/Areeiro, fazendo ligações à linha de Sintra, Vila Franca de Xira, Azambuja, Estação do Oriente…
      Parece-me que já ajudava a aliviar, bastante.

    4. Ricardo Silva o que não sabem é que pinhal novo era para ter mais comboios só está assim porque não foi autorizado tirar a torre de vigilância. Estando essa interrompendo duas linhas de comboio. Se não teria mais como circular.. Um bem haja a todos…

  38. Muito complicado mesmo, está muito desorganizado… eu acho uma falta de respeito em horário de ponta colocarem comboios com poucas carruagens e não duplos. São pessoas espremidas nas portas e muita confusão ! E isso tudo depois de um dia cansativo de trabalho 😡