DesportoPaís

Fernando Gomes, o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal

Novo presidente quer reduzir a dependência do COP de fundos públicos.

Fernando Gomes foi eleito presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) esta quarta-feira, 19 de março, ao vencer a eleição com 103 votos a favor e 78 contra, superando Laurentino Dias. O dirigente desportivo, que iniciou a sua carreira na modalidade, torna-se agora a principal figura da entidade olímpica.

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), que apoiou a candidatura, destacou o significado desta vitória. Manuel Fernandes, presidente da FPB, considera que este resultado representa um “reconhecimento do seu enorme empenho, competência e capacidade de liderança”. Acrescenta ainda que a conquista “não é apenas de Fernando Gomes, mas de todos aqueles que querem um movimento olímpico com valores éticos de integridade, respeito e solidariedade – e simultaneamente mais forte e ambicioso”.

Durante a campanha, Fernando Gomes estabeleceu como prioridades a captação de maior investimento em patrocínios privados, reduzindo a dependência do COP de fundos públicos, e o reforço do financiamento das federações em pelo menos 15% até 2028. O antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assume agora um novo desafio na liderança do movimento olímpico nacional.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito