País

Federações denunciam insultos a deputada do PS e levam caso ao Ministério Público

Duas federações de apoio a pessoas com deficiência apresentaram queixa ao Ministério Público devido aos insultos dirigidos à deputada socialista Ana Sofia Antunes no Parlamento. As organizações também apelaram ao presidente da Assembleia da República para serem tomadas medidas contra a discriminação.

O incidente ocorreu durante a sessão plenária de 13 de fevereiro, quando a deputada do Chega, Diva Ribeiro, insinuou que Ana Sofia Antunes, que é cega, apenas intervinha em temas relacionados com deficiência. O comentário gerou revolta e levou as federações Humanitas — Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e Federação Portuguesa de Autismo a exigir uma investigação judicial.

Segundo Helena Albuquerque, presidente da Humanitas, “o que aconteceu transcende o debate político e atinge o âmbito criminal, devendo ser devidamente investigado”. As organizações também enviaram uma carta ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pedindo medidas eficazes para prevenir atitudes discriminatórias no Parlamento.

Os insultos também motivaram reações na Assembleia. Marina Gonçalves, do PS, considerou as palavras “um desrespeito pelo trabalho sério dos deputados”. Joana Mortágua, do BE, denunciou ainda ofensas dirigidas a Ana Sofia Antunes quando os microfones estavam desligados, acusação corroborada pelo líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, que condenou os comentários “indignos e inaceitáveis”.

No dia seguinte, Ana Sofia Antunes criticou a postura do Chega, afirmando que o partido “desrespeitou todas as pessoas com deficiência” e defendeu que “a liberdade de expressão não pode ser utilizada como escudo para ataques discriminatórios”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


2 Comentários

  1. O nivel de perversão moral e intelectual dos políticos Portugueses é verdadeiramente hediondo,é tudo uma canalha do piorio que envergonha e enoja qualquer pessoa que tinha um pingo de vergonha na cara.

  2. Estás federações, são só chulos que se agarram a qualquer merdice, para justificarem os tachos que não servem para nada. Vão mas é trabalhar!