Fátima recebe milhares de peregrinos em homenagem ao Papa João Paulo II
Quase 20 anos após a sua morte, João Paulo II continua a ser lembrado pelos peregrinos de Fátima, numa peregrinação marcada pela fé e pela memória do “Papa de Fátima”.
João Paulo II, conhecido por muitos como o “Papa de Fátima”, continua a atrair a atenção dos fiéis no Santuário de Fátima. Mesmo após quase duas décadas da sua morte e mais de 24 anos desde a sua última visita ao local, a sua memória permanece viva.
Os peregrinos continuam a parar junto à estátua do Papa polaco, localizada perto da entrada da Basílica da Santíssima Trindade, para orar, deixar flores ou capturar o momento com uma fotografia.
Maria da Conceição, de 66 anos, uma fiel de Fernão Ferro, não escondeu a emoção ao rezar junto à estátua. Com uma devoção inabalável, Maria recorda o seu filho, falecido tragicamente, a quem deu o nome de João Paulo em homenagem ao Papa. A fé, apesar das adversidades, é-lhe um pilar inabalável, como referiu à agência Lusa.
Outros peregrinos como Lucília Faria e José Carlos Santos, ambos de Torres Vedras, comentam as mudanças no comportamento dos fiéis ao longo dos anos. Segundo Lucília, os peregrinos de hoje parecem menos respeitadores do santuário em comparação com tempos passados.
Manuel Silva, um devoto de Amares, partilha a sua experiência de quase morte e como isso aumentou a sua fé. Desde 1996, Manuel visita Fátima várias vezes por ano, considerando o local um ponto de renovação espiritual.
As cerimónias deste fim de semana, presididas pelo arcebispo Leonardo Steiner, são um dos momentos mais aguardados pelos devotos. Entre procissões, missas e bênçãos, a mensagem de paz é central, num momento em que o reitor do Santuário apela à oração pela paz mundial e pela Igreja.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
E eu a pensar que era em homenagem às vitimas dos incêndios, BOMBEIROS incluídos!